Oficinas de percussão destinadas a pessoas com deficiência ocorrem em Balneário Camboriú neste mês

Projeto Percussão Catarina é uma iniciativa do músico e educador musical Luciano Candemil. Nesta edição em BC, o projeto tem caráter inclusivo, com metade das vagas destinadas a pessoas com deficiência

A cidade de Balneário Camboriú está na rota do projeto Percussão Catarina: Oficinas de ritmos afro-brasileiros, do músico e educador musical Luciano Candemil. Durante o mês de maio, ele realiza uma série de quatro oficinas, divididas em dois módulos cada uma, seguidas por rodas de conversa sobre as particularidades dos ritmos trabalhados e sua relevância na cultura musical brasileira. As práticas ocorrem na sede da APAE de BC, nos dias 16, 17, 23 e 24 de maio, nos períodos matutino e vespertino. A participação é totalmente gratuita e metade das vagas são reservadas para pessoas com deficiência. Para se inscrever, basta acessar este link: https://percussaocatarina.com/inscricoes/.

As atividades propostas por Candemil nesta edição do projeto têm foco nas pessoas com deficiência, através de uma abordagem que as insere nas práticas de maneira totalmente igualitária em relação aos demais participantes. As demais vagas são abertas à comunidade. E, de acordo com o músico, podem ser uma importante oportunidade de aprendizado para pessoas que pensam em trabalhar com pessoas com deficiência. Qualquer pessoa, independente de gênero, com idade a partir dos 18 anos, pode participar. Não é necessário ter qualquer conhecimento prévio sobre os ritmos, nem possuir os instrumentos, que serão disponibilizados pelo projeto.

Através das oficinas e rodas de conversa, o projeto pretende contribuir com a difusão de conhecimentos sobre os ritmos afro-brasileiros que fazem parte do cenário musical catarinense, além de promover reflexões críticas, com a intenção de reverberar e se multiplicar a partir de seus participantes.

Luciano Candemil destaca a relevância de atividades desta natureza para as pessoas com deficiência. “Estamos oferecendo as atividades na APAE porque lá temos a garantia de acessibilidade a todos. A proposta é oferecer uma prática que trate todos os participantes com total igualdade, proporcionando uma ação afirmativa no sentido da inclusão das pessoas com deficiência. Vamos trabalhar os ritmos afro-brasileiros através da percussão de uma forma que todos possam acessar os conhecimentos integralmente”, salienta o músico.

Percussão Catarina: Oficinas de ritmos afro-brasileiros é um projeto realizado com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura por meio da Lei Paulo Gustavo – Edital Demais Áreas, sob co-realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=