Premiado internacionalmente, edifício do Vivapark Porto Belo terá arquitetura disruptiva e uso misto

Vértice, desenvolvido pelas catarinenses Vokkan e Torresani, já está com obras em andamento

Com integração à paisagem de forma harmoniosa, design diferenciado e inovação, o edifício Vértice, empreendimento ícone do Vivapark Porto Belo – o primeiro bairro parque do país –  será um novo marco para a arquitetura do litoral catarinense. O projeto, premiado internacionalmente, tem formato piramidal e inspiração na obra que simboliza o Bassin 7, na cidade de Aarhus, na Dinamarca. O empreendimento vai ter uso misto – ou seja, área residencial, comercial e de lazer- e conceito alinhado aos principais pilares de sustentabilidade do novo urbanismo.

Assim como todos os projetos desenvolvidos pela Vokkan,  o Vértice deve contar com certificação de qualidade ambiental. O bairro  Vivapark Porto Belo, por exemplo, foi o primeiro projeto do mundo a alcançar o nível Platinum na categoria Plan & Design da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), principal sistema global para avaliação de  eficiência em quesitos ambientais, sociais e econômicos. O diretor de negócios e sócio proprietário da Vokkan, Rafael Kirchner, acredita que o empreendimento será um marco não apenas para a companhia, mas para o Brasil.

— São poucos os edifícios com esse nível tão elevado de qualidade de arquitetura não só pela estética do projeto, mas por outros fatores como ser inteiro de fachada ativa e ser um empreendimento de uso misto,  por exemplo. Tudo isso dialoga com o tipo de urbanismo que empregamos no bairro e que significa, na prática, mais segurança, mais conexões humanas, maior mobilidade, menor impacto ambiental, entre outros fatores. O Vértice é um ícone não só para Porto Belo, mas para a arquitetura brasileira,  e os prêmios concordam conosco.

Arquitetura como protagonista na história do bairro

O Vértice contará com cerca de 53 mil m² de área construída e 19 andares. Ao todo, serão mais de 3.200 m² de área de lazer, que ficará no sétimo pavimento. Os apartamentos tem tipologias variadas com estúdios de 31 a 75m², apartamentos de 1 suíte com metragem de 48 a 58m² e duas suítes de 81 a 161m².

Um dos destaques do empreendimento é o número de piscinas, 100 no total, sendo 96 privativas e quatro em áreas comuns, incluindo estrutura aquecida com cobertura, uma piscina adulta com raias de 112 m² e uma infantil. O arquiteto e urbanista que assina o projeto, Nicholas Alencar, aponta que o Vértice ocupa toda uma grande quadra do bairro e tem saída para quatro ruas, seguindo referências  europeias onde se trabalha com esse tipo de escala.

Com terraços escalonados, o Vértice busca promover qualidade de vida e mais conexões humanas. Soma-se a isso a localização privilegiada. O Vértice está no coração do Vivapark Porto Belo a poucos passeios do centro gastronômico com restaurantes, bares e outros serviços.

Morar, trabalhar e se divertir

Além da estrutura imponente e linhas marcantes, o Vértice contempla diferentes áreas e variações de plantas de forma multifuncional, o que atende diversos perfis e une espaços de moradia, trabalho, lazer e um grande open shopping próprio no térreo.

O Vértice é um ícone não só para Porto Belo, mas para a arquitetura brasileira (Foto: Divulgação)

— O Vértice é quase um ensaio de uma cidade dentro de um só projeto. Ele nasceu do desejo de criar uma arquitetura que fosse protagonista na história do início do Vivapark Porto Belo.

Premiação internacional reconhece diferencial arquitetônico

O Vértice foi eleito o Melhor Projeto de Uso Misto no International Property Awards. Esse é o maior e mais prestigiado reconhecimento do setor imobiliário a nível internacional.

A premiação ocorreu na 29ª edição, que contava com mais de 50 categorias residenciais e comerciais de projetos da África, Arábia, Ásia, América Central e América do Sul, Canadá, Caribe, EUA, Europa e Reino Unido.

O júri, composto por 80 especialistas no setor imobiliário, avaliou uma série de critérios, incluindo design, qualidade, serviço, inovação, originalidade e compromisso com a sustentabilidade.

Para Nicholas Alencar, o Vértice deve ganhar ainda mais destaque nos próximos anos.

— As características arquitetônicas fazem do Vértice uma tipologia relevante no mundo da arquitetura especialmente hoje, em que a gente cada vez mais está voltando o olhar para a conexão com a natureza,  com os espaços abertos. Ele tem essa volumetria super impactante, terraços escalonados que se conectam e características que somadas promovem um estilo de vida. Depois de concluído, mais prêmios poderão vir.

O International Property Awards se soma à lista de reconhecimentos e premiações que o Vivapark Porto Belo possui. Além do nível platinum na certificação LEED, o bairro foi escolhido Melhor Projeto de Design Urbano no Architecture, Construction & Design Awards (ACD Awards), em 2022 e, Melhor Projeto de Grande Escala, no prêmio DNA Paris Design Awards, em 2023.

No Vértice, cada passo é um passeio. Saiba mais detalhes sobre o empreendimento misto em Porto Belo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=