Resultado de projeto aprovado pela Câmara em 2021, Amigo(a) Sangue Bom ocorre desde 2022

 

 

PORTO BELO — Segunda-feira, 11 de março, por volta das 13 horas. Sirlei Fátima Patussi, 54 anos de idade, aguarda com mais algumas pessoas em um posto de combustíveis à margem da Governador Celso Ramos. Ela está um pouco apreensiva: da última vez, a moradora do Jardim Dourado ficou para trás. Dali a uns quinze minutos, porém, um micro-ônibus da Secretaria Municipal de Assistência Social estaciona e todos embarcam. O destino é a sede do Hemosc na avenida Professor Othon Gama D’Eça, centro de Florianópolis. O que os mobiliza nessa tarde quente de fim de verão é o desejo de ajudar. Todos são doadores voluntários de sangue.
Desde o segundo semestre de 2022, o Governo Municipal disponibiliza transporte gratuito mensal até o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). O programa Amigo(a) Sangue Bom é resultado de um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Executivo em junho de 2021.
“O objetivo é apoiar e incentivar os portobelenses para que eles possam fazer a doação de sangue”, explica o autor do projeto, o vereador do União Brasil Diogo Santos, que na segunda-feira acompanhou o grupo de voluntários. Segundo ele, o programa tem sido bem-sucedido: “Só em 2023, mais de 60 portobelenses puderam fazer a doação de sangue”, afirma.
Sirlei, que é natural de Chapecó, no oeste do Estado, e está em Porto Belo há quase seis anos, é parte dessa estatística. Doadora contumaz, em sua cidade natal ela ia de moto até o hemocentro da cidade duas ou três vezes ao ano, uma rotina que repetiu por quase três décadas. Quando chegou aqui, tratou de saber como podia continuar a missão particular. O procedimento, porém, era burocrático, exigia bater perna, ligar aqui e ali, agendar veículo e acordar de madrugada. “Agora ficou muito bom: é prático, rápido e perto de casa”, aprova.
De fato, uma vez lá, o procedimento demorou pouco mais de uma hora. O grupo preencheu alguns papéis, passou por uma triagem e logo realizou a coleta, processo que leva uns quinze minutos. Para o condutor socorrista da prefeitura de Porto Belo, Gilberto Cunha, que estava na comitiva portobelense, a doação também é uma oportunidade de se assegurar da própria condição física: “Te dá um conforto de saber que está apto para diversas atividades do dia a dia”, diz.
De acordo com o doutor Guilherme Genovez, gerente técnico do Hemosc, a instituição é responsável por quase todo o sangue usado em cirurgias e atendimento de traumas em hospitais públicos e privados de Santa Catarina. A manutenção dos estoques, ele ressalta, “depende exclusivamente da boa vontade de pessoas que vêm doar sangue”. Por isso, o hematologista valoriza iniciativas como a do programa portobelense: “Ter um agente [público] que faça essa mobilização e chame a atenção para o assunto, para nós, é importantíssimo. Sem isso, a gente não consegue manter estoque”.
O Amigo(a) Sangue Bom é coordenado pela Diretoria de Cidadania e Habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social. Janaína Tonello é a responsável pela ação. Ela informa que o transporte ocorre mensalmente, sempre às segundas-feiras à tarde. Os interessados podem entrar em contato via WhatsApp pelo telefone (47) 99710.6368. Após o agendamento, a pessoa recebe a confirmação por e-mail ou pelo aplicativo de mensagens. Feita a primeira, uma segunda doação é marcada após dois meses, se doador, ou três meses, se doadora. “A gente também faz campanhas quando entende que tem algum doador que faz muito tempo que não doa e o sangue dele é de um tipo que estamos precisando”, destaca Janaína. Ela acrescenta que o potencial doador pode acessar o site hemosc.org.br e verificar quais tipos de sangue estão com estoques estáveis e quais necessitam de doação imediata.
Outro indicativo do êxito do projeto, na percepção de Diogo, é que repercutiu no município vizinho. Em Itapema, uma iniciativa parecida teve início no último dia 19 de março. Por lá, o projeto saiu do gabinete do vereador Wanderley Dias (Progressistas) e foi operacionalizado pela Prefeitura. E não foi coincidência: a ideia surgiu de uma interlocução com o gabinete do parlamentar de Porto Belo. “A gente trocou informações e esse projeto hoje está em Itapema”, contou. Segundo Wanderley, a questão da reposição de estoques de sangue é de interesse regional. “Todos os municípios precisam desse projeto”, conclui.
À espera de sua vez para doar, Sirlei aproveita para fazer uma selfie diante de um painel na sala de recepção de doadores do Hemosc. Para ela, o compromisso assumido há mais de trinta anos tem motivação simples: ela ou alguém com quem se importa poderia estar do outro lado, necessitando de uma bolsa de sangue. “Espero nunca precise, mas quem puder, que vá doar. É o que a gente faz, né? Fazer o bem sem olhar a quem”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=