Infestação de maruim coloca cidade de SC em situação de emergência

Luiz Alves, cidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, decretou situação de emergência nesta quarta-feira (27) devido ao aumento da população de maruins, insetos que estão causando desconforto à população local com suas picadas. O decreto descreve uma situação endêmica dos maruins, mosquitos do gênero Culicoides. O município, com 11.684 habitantes de acordo com o Censo 2022, está enfrentando dificuldades tanto na área urbana quanto na rural.

O que diz o decreto

Segundo o documento, os moradores têm relatado desconforto com as picadas dos insetos. O decreto destaca que o maruim está presente em toda a cidade, tornando difícil ou impossível para os moradores desfrutarem de atividades ao ar livre, especialmente bebês e idosos. Além disso, devido à intensa atividade agrícola do município, os produtores ficam expostos aos insetos enquanto trabalham nos campos e durante a pós-colheita, quando embalam as mercadorias. O texto ressalta que “as picadas podem evoluir para reações alérgicas graves e feridas que podem ser porta de entrada para microrganismos patogênicos, exigindo cuidados médicos”. Repelentes e outros métodos químicos se mostraram ineficazes contra o inseto.

Autorizações

O decreto autoriza as autoridades administrativas e agentes contratados para o combate aos maruins a entrar em propriedades particulares para identificar possíveis criadouros. Além disso, a medida dispensa licitação para a compra de bens necessários às atividades de resposta ao estado de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=