Naufrágio de barco pirata em Bombinhas: Marinha pede que empresa apresente cronograma de reflutuação

Também foi emitida uma portaria de retirada de tráfego, já que o barco pirata perdeu as condições de segurança originais

A empresa responsável pelo barco pirata que naufragou em Bombinhas, no Litoral Norte de SC, terá que apresentar dentro de dez dias um cronograma de reflutuação. É o que determinou o ofício da Marinha do Brasil enviado no sábado (17).

A embarcação “Pérola do Caribe”, utilizada para turismo náutico, naufragou parcialmente na praia de Morrinhos, em Bombinhas, na noite de quarta-feira (14).

O ofício enviado pela Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajai) dá o prazo máximo de dez dias para a apresentação de um cronograma de reflutuação do barco, que segue afundando no local.

Marinha também emitiu uma portaria de retirada de tráfego por tempo indeterminado por conta da perda das condições de segurança originais da embarcação. Dessa forma, o Certificado de Segurança da Navegação (CSN) não possui mais validade.

Barco pirata Pérola do Caribe fazia passeios com turistas na região – Foto: Antônio Souza/NDBarco pirata Pérola do Caribe fazia passeios com turistas na região – Foto: Antônio Souza/ND

Após a retirada da embarcação, as condições operacionais deverão ser checadas e emitido um novo certificado antes da entrada em tráfego.

A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina e a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (FAMAB) atuam em contato com a Delitajai para verificar o risco de poluição hídrica. O acompanhamento é diário, afirma a nota da Marinha, com inspeções navais direcionadas à região.

Marinha vai investigar naufrágio de barco pirata

A Marinha do Brasil irá investigar as causas e circunstâncias do naufrágio de um barco pirata utilizado para passeios turísticos em Bombinhas, no Litoral Norte de SC, na noite de quarta-feira (14).

Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) foi instaurado e deve ser concluído em até 90 dias.

A embarcação naufragou parcialmente na praia de Morrinhos, na quinta-feira. Uma equipe da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (Delitajai) foi enviada ao local, e não constatou indícios de poluição hídrica.

Barco ‘Pérola do Caribe’ era usado para passeio de turistas na região – Foto: Bombinhas Mil Grau/Reprodução/NDBarco ‘Pérola do Caribe’ era usado para passeio de turistas na região – Foto: Bombinhas Mil Grau/Reprodução/ND

O barco estava amarrado em uma poita, e não havia vítimas em decorrência do acidente, informa a nota da Marinha.

“De acordo com a Norma da Autoridade Marítima no 221 (NORMAM- 221/DPC), quando a embarcação em perigo no mar representar um risco de dano a terceiros ou ao meio ambiente, o armador e/ou a proprietário será o responsável pelas providências necessárias para anular ou minimizar esse risco e, caso o dano se concretize, pelas suas consequências sobre terceiros ou sobre o meio ambiente, sem prejuízo do direito regressivo que lhe possa corresponder”, diz o documento.

A Marinha explica que, depois de concluído o inquérito que irá apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrência, ele será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a distribuição e autuação e encaminhará à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei n° 2.180/54.

O que diz empresa dona do barco pirata

ND Mais procurou os canais oficiais da empresa responsável pela embarcação, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.

Em um comunicado publicado em uma página não oficial, que compartilha acontecimentos da cidade de Bombinhas, a empresa esclarece que os passeios continuam acontecendo em outros dois barcos da frota. Leia na íntegra:

“A empresa Piratas do Porto SC lamenta informar que na noite desta quarta-feira, dia 14, ocorreu uma avaria estrutural acidental em uma de nossas embarcações. É importante ressaltar que as condições climáticas adversas, caracterizadas por fortes ventos e chuvas intensas, podem ter contribuído significativamente para o incidente.

Neste momento, estamos concentrando todos os esforços na drenagem da embarcação afetada para avaliar os danos e fornecer maiores esclarecimentos sobre o ocorrido. Priorizamos a segurança e o bem-estar de nossos clientes e colaboradores e garantimos que estamos tomando todas as medidas necessárias para resolver a situação da forma mais eficiente possível.

Enquanto isso, queremos tranquilizar nossos clientes e parceiros informando que as atividades da empresa continuam normalmente com nossos outros barcos, Pirata do Porto e Barba Negra IV. Estamos comprometidos em oferecer experiências seguras e inesquecíveis a todos que embarcam conosco.”

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