Aquário de Balneário Camboriú registra primeiro nascimento de pinguim

Esta é a primeira vez que uma reprodução de pinguim sob cuidados humanos em zoológicos ou aquários é registrada em Santa Catarina

A família de pinguins do aquário de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC, acabou de aumentar. O mais novo morador do local é um bebê pinguim, filho dos papais “Rachel” e “Chandler”, que nasceu no dia 21 de janeiro.

Foi o primeiro nascimento de pinguim no Oceanic Aquarium, e também fato inédito em Santa Catarina, já que pela primeira vez uma reprodução de pinguins sob cuidados humanos em zoológicos ou aquários foi registrada no estado.

Após 38 dias de choca, o “baby” nasceu às 11h40 do dia 21 de janeiro, pesando 59 gramas. O nascimento e os cuidados dos papais foram registrados em vídeo das equipes que monitoram os animais.

Inicialmente foram colocados dois ovos, porém um deles não completou o desenvolvimento embrionário. “Isso é bem comum entre a espécie, inclusive na vida selvagem, principalmente com papais de primeira viagem”, explica André Neto, biólogo e diretor técnico operacional do aquário.

Com cuidados revezados, papai e mamãe pinguim alimentam e cuidam do novo morador do aquário, que hoje já pesa 800 gramas. A base da alimentação são sardinhas e manjubas, que são engolidas e regurgitadas na boca do filhote.

“As aves aprendem também por imitação. Nos primeiros dias nós tivemos que ensinar os pais a alimentarem o filhote para ele ganhar peso e se desenvolver bem, hoje a alimentação dele já é exclusiva pelos pais e a cada dia está mais forte,” explica Juliana Formagio, veterinária que acompanha de perto a família desde que os ovos foram colocados.

Durante o período de incubação, os ovos eram retirados para exames, como pesagem e análise com ovoscópio. Para que os animais não sentissem falta, a equipe técnica colocava ovos falsos no lugar.

“Eles são bem protetores e não gostam quando alguém chega perto do ninho. Então produzimos ovos de argila para poder examinar os verdadeiros sem que os pais ficassem estressados. Foi preciso um cuidado extra durante a incubação para não prejudicar o processo, tanto para os adultos quanto para o filhote, qualquer mudança de humor pode refletir no desenvolvimento do embrião”, conta a bióloga Nathalia Alves.

Por enquanto, o pinguim não tem penas, somente pelagem escura – Oceanic Aquarium/Reprodução

A sexagem, para descobrir se o filhote é macho ou fêmea, poderá ser feita daqui a duas semanas. Por enquanto, ele ainda não tem penas, somente uma pelagem escura.

Após completar o primeiro mês ele deverá começar a explorar mais, andar pelo recinto e até mesmo entrar na água.

Aquário tem família de pinguins inspirados na série ‘Friends’

Os “titios e titias” Ross, Monica, Phoebe, Joey e Emma, outros pinguins que vivem no aquário, até tentam se aproximar do ninho. Mas os pais são bastante protetores e não deixam eles se aproximarem.

Esse é o primeiro casal formado pelas aves que vivem no aquário desde 2019. Por volta dos cinco anos de idade, os Pinguins-de-magalhães atingem a maturidade sexual. Dessa forma, outros casais ainda podem se formar e reproduzir no Oceanic Aquarium.

“Como esse é o primeiro filhote nascido aqui, tem sido um aprendizado mútuo e diário. Tanto os pais quanto o bebê estão bem, cada um aprendendo a sua função dentro dos cuidados parentais e a desenvolvendo muito bem. Eu acredito que a família dos pinguins vai continuar crescendo e estamos muito felizes com o resultado conquistado até aqui”, celebra Juliana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=