Animal raro surpreende população de Porto Belo e grupo de resgate
GOR (Grupo de Operações e Resgates) do município foi acionado para recuperação de uma cuíca-de-três-listras, animal raro da Mata Atlântica e da mesma família dos gambás
Um animal raro apareceu em Porto Belo na última quinta-feira (8): a cuíca-de-três listras, ou catita. Parente dos gambás, ela foi recuperada pelo GOR (Grupo de Operações e Resgates) ao ser encontrada em uma residência no centro da cidade.
De acordo com a entidade, o animal já foi encaminhado para avaliação de um biólogo, que o soltará em seu habitat natural, a Mata Atlântica. O registro em uma área urbana, na verdade, acende um alerta sobre a preservação da cuíca-de-três listras.
O GOR acredita que a degradação da região onde vive o animal raro possa ter causado um grande declínio populacional. Isso porque, com o desmatamento da Mata Atlântica, ele fica “pressionado” e foge para outros habitats os quais não está adaptado.
Animal raro é endêmico da fauna brasileira
A cuíca-de-três-listras é uma das maiores raridades da Mata Atlântica, diz o GOR, e é endêmica da fauna brasileira. Ela pertence à família dos didelfiídeos, a mesma dos gambás, e passa a maior parte embaixo da terra.
Acostumado com o subsolo, esse animal raro é pequeno, quase do tamanho de uma moeda, muito ágil e se desloca com facilidade em túneis, emergindo somente para caçar. Por conta disso, as áreas urbanas não são as mais adequadas para ele viver.
De acordo com o GOR, sempre que um animal silvestre, como a cuíca-de-três listras for encontrado, o órgão ambiental do município deve ser imediatamente acionado, para que o trate se necessário e o devolva ao seu habitat natural.