Porto Belo realiza vistorias de combate à dengue

A equipe da Vigilância Epidemiológica do Município de Porto Belo reiniciou neste mês de janeiro as visitas às residências para verificar a existência de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue. As visitas foram pausadas no período entre Natal e Ano Novo e a retomada tem como base os dados do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti —LIRAa, que definiu alto risco de epidemia de dengue para o Brasil.
Em Porto Belo, a análise foi realizada em 124 focos, contribuindo para os dados nacionais. O Município registrou um caso positivo de dengue no mês de janeiro deste ano, o que é incomum, visto que os casos surgem normalmente entre os meses de abril e maio de cada ano.
Além das atividades comuns, realizadas semanalmente pela equipe, a Vigilância Epidemiológica trabalha em outras ações de prevenção, fortalecendo principalmente a conscientização das pessoas quanto ao risco de contraírem dengue.
O acompanhamento atualmente é feito casa a casa, incluindo obras em andamento. A equipe vistoria pontos com possíveis focos do mosquito e caso haja larvas do mesmo, é aplicado larvicida. Caso não seja identificado larvas no local e o mesmo seja identificado como local de risco, a equipe instala telas para que o mosquito não tenha acesso a esta água.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=