Câmara faz sessão em homenagem a esportistas

Passados quatro anos da primeira vez que a Câmara concedeu o prêmio, nesta quinta-feira (14), em sessão extraordinária, o Legislativo se reuniu para novamente entregar o Mérito Esportivo Portobelense aos destaques do desporto local. Resultado da indicação dos vereadores, a lista de contemplados chamou a atenção pela presença de um seleto grupo de paratletas.
Entre os quatro escolhidos para representar essa presença inédita em homenagens da Câmara, estava um casal de praticantes do surfe adaptado. Natural de Sete Quedas (MS), Adriano Alves, de 36 anos de idade, trabalhava como auxiliar de cozinha em Florianópolis no final de 2012 quando descobriu que possuía retinose pigmentar, condição que o deixou com cegueira parcial. Iniciou processo de reabilitação na Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic), onde conheceu Mariana Busnello, 39, ela natural de São Paulo mas morando em Itapema.
Mariana sofreu neurite óptica por conta de uma meningite, o que resultou em um quadro de baixa visão. Ela e Adriano engataram um namoro e, por iniciativa dela, começaram a praticar o surfe adaptado na Associação Surf Sem Fronteiras (ASSF), na Barra da Lagoa. Em 2021, entraram no circuito catarinense de competições da modalidade, que apenas engatinhava no país. Ganharam troféus, muitos deles disputando o mesmo pódio. Segundo Adriano, a competição é acirrada: “‘Amorzinho’ é só na areia”, garante.
Ainda em 2021, o casal decidiu se estabelecer em Porto Belo. Passaram a ter apoio da Fundação Municipal de Esporte (FME) para seguir treinando. O objetivo atual é participar do Brasileiro de parasurfe em 2024 e obter índice para disputar o Mundial da categoria na Califórnia (EUA), também no ano que vem.
De acordo com o casal, a indicação ao Mérito Esportivo Portobelense (Adriano foi escolhido pelo vereador Ednaldo da Silva, do MDB; Mariana, pelo vereador do PL Darci França) foi recebida com emoção: “Valeu até mais que os meus troféus”, revelou Adriano, que disse ter “passado mal” pela expectativa da homenagem. “É um reconhecimento de todo o trabalho”, completou Mariana, para quem o prêmio reforça a ligação com Porto Belo, onde ambos se sentem em casa.
“Fiquei feliz de [Adriano] ter aceitado [a indicação]”, disse Ednaldo, que conheceu o casal em seu período à frente da FME. “Eles são um exemplo de superação”, elogiou.
Além de Adriano e Mariana, receberam troféus e diplomas de Mérito Esportivo na quinta Jonathan Cardoso, membro da equipe brasileira de badminton que disputou os Jogos Parapan-Americanos no Chile no mês de novembro; Cleverson Machado, representante de Porto Belo nos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) na bocha; Joabe Ambrózio, atleta de jiu-jitsu, e Mário Stein e Rogério da Silva, valores locais do futebol amador. O esportista marcial Leandro Loss, o futebolista amador Reinaldo Atanázio e o ultramaratonista André Miranda, também indicados, não puderam comparecer ao evento e receberão seus prêmios posteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=