Escolas de Itajaí já têm data para início da vigilância armada; saiba quando

Empresa assinou ordem de serviço para início dos trabalhos; escolas também passarão por obras para maior segurança

As escolas e creches da rede municipal de ensino de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, terão vigilância armada a partir do dia 7 de julho. A data foi divulgada na tarde desta terça-feira (27), após a assinatura da ordem de serviço com a empresa ganhadora do pregão eletrônico.

A empresa Orbenk deverá disponibilizar 245 profissionais armados, que atuarão em turnos nas 120 unidades de ensino da rede municipal.

“Que tenhamos êxito na execução desse trabalho, porque essa é uma reivindicação muito esperada pela comunidade escolar. Este é um investimento muito importante para garantir a prevenção de ocorrências e a segurança das nossas crianças, professores e funcionários das escolas, centros de educação infantil e centros de educação em tempo integral do Município”, afirma o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Ao todo, serão 120 profissionais para o período matutino (das 7h às 13h), 120 para o período vespertino (das 13h às 19h) e cinco vigilantes para o período noturno (das 18h às 00h).

A estimativa de custos mensais é de R$ 930.750,00. O contrato inicial terá vigência de 12 meses, com valor total de R$ 11.169.000,00.

Além da mão de obra, a empresa deverá oferecer todos os insumos, materiais e equipamentos necessários à execução dos serviços, conforme estabelecido no contrato de prestação de serviço.

Entre as atribuições da vigilância armada estão manter sob segurança e controle a entrada e a saída de pessoas, realizar rondas na área, encaminhar pessoas estranhas ao convívio da unidade e identificá-las, impedir a entrada de pessoas não autorizadas, atentar para quaisquer atitudes suspeitas, entre outras.

O contrato ainda prevê que os vigilantes adotem todos os cuidados e precauções indispensáveis ao manuseio de armamento.

Para atuar nas escolas, é necessário que eles tenham porte funcional e formação em vigilância armada credenciada por uma unidade da Polícia Federal, bem como uma série de critérios que comprovem a capacidade para atuar em unidades de ensino.

Outras ações nas escolas

A medida atende à reivindicação da comunidade escolar por mais segurança, e está alinhada a outras ações já adotadas anteriormente, segundo a prefeitura.

“Essa é uma importante conquista para a nossa cidade e para toda a nossa comunidade escolar. Vale salientar, que logo após o atentado registrado em Blumenau, o Município já tomou uma série de medidas, como o botão Alerta Escola, a intensificação das rondas pelas nossas unidades de ensino e a avaliação de risco dos espaços, com os projetos para ampliação de muros e reforço das grades”, explica a secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

Outras ações como iniciativas que trabalham aspectos socioemocionais com os estudantes e professores, como o Programa de Educação Socioemocional, bem como ações que promovem a cultura da paz, também estão sendo adotadas.

Também foi realizado o processo licitatório para contratação de empresa especializada para instalação de grades e ampliação de muros das unidades de ensino.

A empresa vencedora deve iniciar os trabalhos em cerca de 110 espaços educacionais a partir da próxima semana. As outras unidades já possuem os muros ou grades no tamanho mínimo exigido, entre 2,4 e 2,5 metros, e não precisarão passar pelas obras.

 

 

 

Fonte : ND Notícias

;

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=