Porto Belo participa de encontro estadual de câmaras mirins
Vereadores mirins do município apresentarão em Florianópolis projeto de censo animal escolar
Os vereadores mirins de Porto Belo têm agenda oficial nesta quarta-feira, 1º de outubro. Eles se reunirão a colegas de municípios da região no 14º Encontro Estadual do Vereador Mirim, no Centro de Convenções de Florianópolis (Centro Sul). O evento, patrocinado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), tem por objetivos estimular a participação cidadã na política, aproximar o Poder Legislativo da juventude e incentivar o diálogo e a paz nas escolas. Além de desenvolver esses temas, o encontro será uma oportunidade de os vereadores mirins trocarem experiências e apresentarem iniciativas.
Porto Belo levará ao Centro Sul um projeto de censo escolar de animais domésticos. Ao longo da última semana, os vereadores e vereadoras mirins do município visitaram as instituições de ensino que representam para divulgar a proposta, que teve o respaldo da Diretoria de Bem-estar Animal, vinculada à Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famap).
“É uma ideia fantástica”, avaliou Jeferson Ioregian. O diretor do departamento destacou que a iniciativa partiu dos jovens parlamentares, sob orientação do gabinete do vereador Rodrigo Borba (União), responsável pela coordenação do programa Vereador e Vereadora Mirim da Câmara Municipal. Jeferson e a assessora da diretoria de Bem-estar Animal, Kelly Nitz, acompanharam os mirins durante a exposição do projeto nas escolas, ocasião em que foram distribuídos os formulários do censo e oferecidas informações sobre as políticas para o setor.
“Assim, a gente consegue saber a quantidade de vacinas que a gente precisa, saber quantos animais são castrados ou não, onde tem animais que ainda não foram castrados, no que a gente ainda tem que melhorar na questão do bem-estar animal aqui em Porto Belo”, explicou Cecília Mafra os objetivos da iniciativa. “Mãe” de cinco gatos e dois cães, a aluna do 8º ano da Escola Básica Municipal (EBM) Professora Nair Rebelo dos Santos, no bairro Vila Nova, considera que o município “é um dos mais avançados nessa questão do bem-estar animal”, e tem nesse tema uma de suas bandeiras, ao ponto de, há quase um ano, ter aderido ao vegetarianismo: “Se a gente pode sobreviver sem maltratar os animais, é o jeito certo da gente existir na Terra”, justificou a vereadora mirim.
“Vamos nos beneficiar desse projeto, porque a gente vai ter os dados para que possa estar fazendo as políticas públicas”, destacou Jeferson, elogiando o engajamento dos vereadores mirins: “Eles estão bem empolgados”.
Para Rodrigo Borba, o projeto representa uma contribuição importante da atual legislatura mirim para a causa animal. “Eles puderam saber quais políticas estão à disposição da comunidade e o que é possível fazer para ampliar o serviço”, afirmou. Além disso, o parlamentar acrescenta, permitiu aos vereadores mirins irem a campo, realizarem pesquisa e auxiliarem na ampliação do conhecimento sobre uma temática que diz respeito à maioria de seus colegas, visto que, dos mais de mil alunos impactados pela ação, a maioria possui pets, inclusive espécies exóticas. Sua expectativa é que esse trabalho resulte em medidas concretas no futuro. Também espera que a exposição do projeto tenha destaque no encontro em Florianópolis. E fez questão de salientar a participação da Diretoria do Bem-estar Animal na iniciativa: “Abrilhantaram o projeto”.
Colega de turma de Cecília e sua quase xará, Maria Cecilia dos Santos disse que participar do projeto foi uma “experiência marcante”: “Essa ação me trouxe alegria e sentimento de estar contribuindo para algo que pode gerar mudanças sociais”, classificou. A estudante do 8º ano da EBM Nair Rebelo revelou também estar ansiosa para a conferência de vereadores mirins: “Tenho uma grande expectativa de aprender, compartilhar ideias e participar ativamente desse espaço tão importante”.
Cecília concorda. Ela espera um debate proveitoso com outras câmaras mirins. “Eu acho que a gente vai conseguir aprender muito e ver como estão os outros municípios também, as outras regiões. A gente vai poder pegar dicas do que está funcionando naqueles lugares e trazer aqui para Porto Belo, para melhorar a cidade”, projetou.

