Vigilância interdita estabelecimento de reciclagem irregular em Itapema

A medida foi tomada após diversas notificações e orientações técnicas desrespeitadas pelo proprietário. Além da ocupação indevida da calçada, o imóvel apresentava, portanto, condições sanitárias inadequadas, com acúmulo de lixo, entulho e infestação de roedores.

Para garantir a ordem e o cumprimento das normas, a ação contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Autopista Litoral Sul e órgãos municipais, como Fiscalização de Posturas, FAACI e Guarda Municipal. Juntas, as equipes atuaram para restaurar a segurança e a regularidade do espaço público.
Fiscalização intensificada nas marginais da BR-101
A operação integrada teve como objetivo principal assegurar o cumprimento das regras ambientais, sanitárias e de uso adequado das calçadas. Esse tipo de ação é fundamental, especialmente em áreas de grande circulação, como as marginais da BR-101.



A Prefeitura de Itapema reforça a importância da colaboração da comunidade. A população pode denunciar irregularidades pelos canais oficiais da Fiscalização, no número (47) 99132-4161, bem como com a FAACI pelo telefone (47) 3267-1422.
Riscos que esses locais oferecem à saúde pública
Além de prejudicar a mobilidade urbana, estabelecimentos irregulares como esse representam sérias ameaças à saúde da população. O acúmulo de entulhos e sucatas favorece a proliferação de mosquitos da dengue e de outras doenças. Além disso, a presença de roedores e insetos aumenta os riscos de contaminação e de transmissão de enfermidades.
Por isso, a fiscalização contínua e a interdição de espaços em condições inadequadas são essenciais para proteger a saúde pública e garantir a segurança da comunidade.