Porto Belo Sabores abre inscrições para estabelecimentos locais participarem do Concurso de Melhor Prato Tradicional de Porto Belo 2025

Competição desafia restaurantes a transformar ingredientes locais e receitas tradicionais em pratos criativos e saborosos
O Governo de Porto Belo, por meio da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico e com apoio técnico do Sebrae, acaba de abrir as inscrições para o Concurso de Melhor Prato Tradicional de Porto Belo 2025, que faz parte da programação do projeto Porto Belo Sabores 2025. O evento acontece de 23 de junho a 03 de julho e convida estabelecimentos de alimentação e bebidas a participar da competição com pratos autorais ou releituras de receitas tradicionais.
Visando fortalecer a identidade culinária local e impulsionar o turismo gastronômico, o projeto oferece oportunidades únicas para empresários do setor. As inscrições já estão abertas para os restaurantes interessados em participar do concurso, que desafiará os estabelecimentos a criar pratos especiais, obrigatoriamente utilizando um pescado e um ingrediente da terra.
O concurso permitirá que 20 estabelecimentos do município inscrevam pratos. A banca técnica será formada por chefs regionais renomados. Os pratos finalistas serão avaliados em duas etapas: júri popular, entre 10 e 31 de julho, e júri técnico, no dia 04 de agosto.
Paralelamente ao concurso, de 23 de junho a 03 de julho, o evento oferecerá uma programação diversificada de capacitações, oficinas e degustações harmonizadas, voltadas tanto para profissionais quanto para entusiastas da gastronomia. A proposta é compartilhar técnicas, valorizar a cultura alimentar catarinense e ampliar o conhecimento sobre os produtos de origem local.
“O Porto Belo Sabores é mais do que um evento: é um movimento de valorização da nossa gastronomia, dos nossos ingredientes e das pessoas que fazem da comida uma expressão da identidade local. Queremos que cada prato conte uma história do nosso território e do nosso povo”, destaca a presidente da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Porto Belo, Zene Drodowski.
O evento conta com o apoio técnico do Sebrae-SC. “A parceria do Sebrae neste projeto tem como foco apoiar o desenvolvimento sustentável do turismo gastronômico, impulsionando a economia local e promovendo a qualificação dos negócios do setor. Oportunidades como essa conectam tradição, inovação e empreendedorismo”, reforça a gestora de Projetos de Turismo da Foz do Itajaí, Onilia Manenti.
O desafio é transformar ingredientes locais em experiências únicas. Trabalhar com pescados frescos e produtos da terra nos permite resgatar memórias afetivas e, ao mesmo tempo, apresentar novas possibilidades para a gastronomia regional, é o objetivo da consultoria especializada em projetos de gastronomia, aplicada pelo Sebrae através da metodologia Cocriando Soluções.
As inscrições devem ser realizadas entre 08 e 23/05. O formulário de inscrição para os estabelecimentos gastronômicos e o regulamento geral estão disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeC1M-h-beEIJ45ie-lxHK5ziDCs8kGs34rHqkUSc3xbfm9dQ/viewform.
Mais detalhes da programação serão divulgados em breve nos canais oficiais da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Porto Belo e também no recém-lançado perfil @portobelosabores, disponível no Instagram e no Facebook.