PAPA FRANCISCO MORRE AOS 88 ANOS, EM SUA RESIDÊNCIA NO VATICANO

Nesta segunda-feira, 21, o mundo se despediu de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco. O pontífice da Igreja Católica faleceu aos 88 anos na Casa Santa Marta, sua residência no Vaticano.

Para os fiéis católicos, deixou um legado de fé, amor e esperança. Ele se posicionou “em favor dos mais pobres e marginalizados”, como lembrou o cardeal Farrell durante o anúncio da morte do Bispo de Roma.

Francisco foi o primeiro papa sul-americano e jesuíta da história da Igreja Católica. Ele nasceu em 17 de dezembro de 136, em Flores, na capital da Argentina, Buenos Aires.

No anúncio de sua morte, o cardeal Farrel afirmou que Francisco “retornou à casa do Pai” e recordou sua trajetória. “Toda sua vida foi dedicada a servir ao Pai e Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores das Escrituras com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.”

Escolha no novo papa

Nomes de diversas partes do mundo concorrem ao conclave papal – como é chamado o processo de escolha do novo pontífice da Igreja Católica Romana. A escolha acontece entre o 15º e 20º dia após a morte do papa.

O novo papa é eleito pelos cardeais. Atualmente há 252 em todo o mundo, mas somente os que têm menos de 80 anos podem votar. Cerca de 120 deles participam da escolha.

Os cardeais são convocados ao Vaticano e depois de ritos religiosos eles se reúnem e votam, de forma secreta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=