ATAQUE DOS EUA A PORTO DE PETRÓLEO NO IÊMEN DEIXA 74 MORTOS

Um ataque aéreo dos Estados Unidos contra um porto de petróleo controlado pelos rebeldes houthis no Iêmen resultou na morte de 74 pessoas e deixou outras 171 feridas, segundo informações divulgadas pelo próprio grupo nesta sexta-feira (18). Esse é o ataque mais letal registrado até agora na nova campanha militar lançada pelo presidente Donald Trump contra os iemenitas.

A campanha americana começou em 15 de março. O ataque ao porto petrolífero de Ras Isa, que gerou grandes bolas de fogo visíveis durante a noite, representou uma significativa escalada na ofensiva. Logo após a ação, os houthis divulgaram imagens das vítimas.

Em nota oficial, o Comando Central norte-americano afirmou que “as forças dos EUA agiram para eliminar essa fonte de combustível para os terroristas houthis apoiados pelo Irã e privá-los de receita ilegal que tem financiado os esforços houthis para aterrorizar toda a região por mais de 10 anos”.

Ainda segundo o comunicado, “esse ataque não teve a intenção de prejudicar o povo iemenita, que com razão deseja se livrar do jugo da subjugação houthi e viver em paz”. No entanto, o texto não mencionou vítimas, e o Comando Central não comentou sobre as mortes de civis relatadas, quando questionado pela agência Associated Press.

Na sequência do bombardeio, os houthis, apoiados pelo Irã, lançaram um míssil em direção a Israel, que foi interceptado, conforme informou o exército israelense. Sirenes de alerta chegaram a ser acionadas em Tel Aviv e outras áreas do país.

(SBT News)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=