“ELEIÇÕES MIRINS” MOVIMENTAM ESCOLAS NESTA 4ª

Estudantes de 6º ao 9º escolherão os representantes da 4ª legislatura do programa Vereador e Vereadora Mirim

PORTO BELO — Nesta quarta-feira (9), além das atividades previstas no calendário escolar, alunos dos sextos e nonos anos das escolas da rede de ensino, municipal e privada, terão uma aula de cidadania. Eles serão chamados a escolher os representantes da quarta legislatura do programa Vereador e Vereadora Mirim da Câmara Municipal.
O projeto foi instituído em 2018 e teve a primeira legislatura eleita no ano seguinte. Desenvolvido com apoio da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a iniciativa tem por objetivos familiarizar os estudantes do município com o trabalho parlamentar, contribuir para a formação política dos jovens e estimular a participação cidadã.
Na prática, cria uma Câmara de Vereadores jovem, com atribuições semelhantes à dos vereadores adultos, inclusive com direito a sessões plenárias, proposição de projetos e discussão de melhorias para a escola, o bairro e o município. Este ano, 24 estudantes, de oitavos e nonos anos, se candidataram às onze vagas disponíveis. Eles tiveram um período de campanha em suas escolas, de nove dias, com direito a distribuição de “santinhos”.
Nesta quarta, os candidatos colocarão suas estratégias à prova, quando eles próprios e os colegas irão às urnas, em uma primeira oportunidade de saber como é um processo eleitoral. “Vai ser sensacional essa movimentação”, afirmou o vereador Rodrigo Borba (União), coordenador do programa. Segundo ele, tem havido uma interação muito positiva com gestores e professores: “A gente vê que as escolas estão abraçando o programa”.
O vereador destacou o apoio da mesa diretora da Câmara e antecipou a participação dos demais vereadores na condução do processo eleitoral, a ocorrer simultaneamente nas escolas básicas municipais Olinda Peixoto, Professora Nair Rebelo dos Santos e Maria Benta da Silva Cabral, além dos colégios Cepavi e Ana Luiza, da rede privada.
Na escola Nair Rebelo dos Santos, houve sete candidaturas. Todas femininas. Para Nicésio Delfino, esse é um detalhe significativo: “Já dá outro perfil”, analisou. O professor, responsável por auxiliar as meninas durante o processo eleitoral, explicou que, nesta segunda (7), elas estiveram em campanha junto ao eleitorado do contraturno. “A galerinha aí está na empolgação. Saíram agora daqui da escola. Amanhã, continuam a passar na turmas faltantes”, contou.
Para os onze eleitos, o primeiro compromisso será dia 14, próxima segunda-feira. Eles participarão do Seminário de Iniciação do Vereador Mirim, na Câmara Municipal de Piçarras. O evento é promovido pela Escola da Alesc e pelo programa Vereador Mirim da Câmara de Piçarras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=