BR 101: MORRO DOS CAVALOS É LIBERADO 16 HORAS APÓS EXPLOSÃO DE CAMINHÃO

O bloqueio na BR-101 foi liberado às 5h20 da manhã desta segunda-feira (7), cerca de 16 horas após o acidente com caminhão-tanque que interditou os dois sentidos da via na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na tarde de domingo (6).
Apesar da liberação, o trânsito ainda é lento no local. Segundo a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho, a fila no sentido norte, em direção a Curitiba, é de 12 quilômetros, enquanto no sentido sul, em direção a Porto Alegre, a fila é de seis quilômetros.
Equipes da concessionária, da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) trabalharam na limpeza da pista. A operação foi complexa devido à presença de material inflamável.
O caminhão-tanque que tombou no Morro dos Cavalos carregava álcool etílico. O combustível despejado se espalhou pela via e fez o incêndio se alastrar, atingindo outras três carretas e 24 carros. Cinco pessoas ficaram feridas.
Todos os carros incendiados haviam sido removidos às 22h de domingo, com exceção do caminhão-tanque. Por volta de meia-noite, a empresa de gestão ambiental Ambipar iniciou o transbordo do etanol que ainda estava no tanque para outro caminhão. O destombamento da carreta começou às 2h da manhã e terminou às 3h.
“A gente alerta os motoristas para seguirem com velocidade moderada, porque em uma ocorrência como essa sempre pode ter alguns detritos que a gente não conseguiu remover. Então é bom ter atenção ali e se deslocar com cuidado”, adverte o capitão Wagner Alberto de Moraes, do CBMSC.
O acidente ocorreu por volta das 13h40 de domingo, no quilômetro 233,7 da BR-101. Ambos os sentidos da via foram bloqueados, visto que o caminhão tombou no sentido sul, em direção ao Rio Grande do Sul, e o incêndio atingiu carros no sentido norte, em direção ao Paraná.
O fogo foi parcialmente controlado pelos bombeiros por volta das 15h. O motorista da carreta, de 31 anos, teve 30% do corpo queimado. A namorada dele, de 26 anos, também estava no veículo e teve 20% do corpo atingido.
O casal apresentou queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau. Eles foram levados à UPA Pinheira conscientes e estáveis. Outras três vítimas também foram socorridas com queimaduras e inalação de fumaça.
A PRF iniciou a retirada dos veículos incendiados por volta das 17h15. Os condutores foram liberados após a assinatura de um protocolo e os carros foram encaminhados ao pátio da corporação.
ND Mais