HONRARIA: EM “NOITE MEMORÁVEL”, LEGISLATIVO CONCEDE MEDALHAS MULHER DE VALOR

PORTO BELO — A noite de quinta-feira (27) já se encaminhava para o final. Os convidados haviam se retirado e poucos servidores, técnicos e vereadores permaneciam, na tarefa de desmontar o cenário da solenidade. Ainda presente, o presidente da Casa, vereador Willian Ismael dos Santos (Progressistas), comentou: “Foi uma noite memorável”.
De fato, a noite foi de gala. A cerimônia de entrega da medalha Mulher de Valor 2025 contou com uma estrutura inédita. Duas tendas foram montadas na frente do Anexo I da Câmara, na qual autoridades, homenageadas e familiares foram recepcionados com canapés. No auditório Vereador Marçal Manoel da Silva, uma decoração especial recebeu as indicadas deste ano com painéis de LED, luzes e muitas flores. A casa ficou lotada e o clima foi de festa e emoção.
Na tribuna, os vereadores celebraram a trajetória de suas indicadas; em mais de um caso, homenageadas que eram mães desses parlamentares. Mas houve espaço para reconhecer os anos de trabalho no magistério, de ação voluntária pelo bem-estar animal, de dedicação ao serviço público no próprio Legislativo e na administração pública, entre outras facetas femininas presentes no espaço de honra.
Para Cristiani de Jesus, presidente da Fundação Municipal de Cultura e mestre de cerimônias da noite, a entrega da medalha Mulher de Valor é um ato de grande simbolismo e que reforça a luta das mulheres por igualdade: “Estou muito feliz de participar dessa noite, de falar dessas dez mulheres. Cada uma vai trazer a sua luta, a sua história dentro do contexto que é o objetivo do Legislativo com essa homenagem linda”, afirmou, momentos antes de iniciar a sessão.
A honraria resulta de uma lei instituída em 2018 e foi concedida pela primeira vez em 2019. Um dos autores dessa lei, e atual procurador especial da Mulher, o vereador Altino Júnior (PL) também destacou a importância da honraria, em um contexto em que há avanços no reconhecimento dos direitos das mulheres, mas há ainda retrocessos em nossa sociedade. “Dedicar esta noite para a entrega desta honraria para as nossas mulheres não é apenas uma homenagem, é um reconhecimento por sua importância, seu trabalho e sua existência. As mulheres têm vez e têm voto”, salientou.
Altino indicou ao mérito Rosane Grauppe, pedagoga que dedicou 23 anos de sua carreira à Escola de Educação Básica Tiradentes, onde contribuiu com a formação de gerações de portobelenses. Entre 2017 e 2022, Rosane ocupou o cargo de secretária municipal de Educação, mas disse estar feliz pelo reconhecimento enquanto professora: “Eu confesso que fiquei bem lisonjeada. Me emocionou muito”.
“Se me chamaram, eu vim! Vim com muito prazer”, disse Maria Tolentina Pereira. A octogenária moradora do bairro Vila Nova, indicada do vereador Giliardi Scaburi (MDB), fez a sua estreia no Legislativo: nunca havia entrado na Câmara Municipal. “Até ontem a minha pressão alteou”, confidenciou dona Liquinha, como é chamada.
Último a fazer a sua homenagem por imposição da ordem alfabética, Willian Ismael dos Santos trouxe ao auditório uma comitiva de moradores do bairro Araçá, que entregaram abraços e flores amarelas a Benta Noêmia Francisco, indicada do vereador e uma benemérita daquela comunidade. Benta também é matriarca de uma família de políticos, tendo sido ela própria ex-vereadora, entre 2001 e 2004.
Na perspectiva do presidente da Casa, uma representante digna da capacidade feminina de atuar em diversas instâncias: “São realmente guerreiras”, reforçou Willian, que também destacou a estrutura montada para a realização da solenidade: “Este ano fizemos este diferencial para poder valorizar essa solenidade, que é tão importante para nossa Câmara de Vereadores de Porto Belo”.
Os nomes de cada homenageada, e os respectivos vereadores que as indicaram, estão abaixo:
1. Rosane Maria Grauppe (Altino dos Santos Júnior)
2. Maria de Lourdes Voltolini (Bento Voltolini)
3. Maria Celia Silva (Ednaldo Manoel da Silva)
4. Maria Tolentina Barreto Pereira (Giliardi Scaburi)
5. Tania Maria Beltrame (Jonatha Carlo Cabral)
6. Lidiane Heloisa Laureano (Josimar José de Melo)
7. Mariana Consoli Teixeira (Juliano Cota Guerreiro)
8. Vera Lúcia Ramos da Silva (Onésio Ramos)
9. Izolete Maria Batista Albano (Rodrigo Carlos Borba)
10. Benta Noêmia Francisco (Willian Ismael dos Santos)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=