ITAJAÍ DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CONTA DA DENGUE
![](https://horadeportobelo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/168.jpg)
A Prefeitura de Itajaí decretou, na última sexta-feira (14), situação de emergência devido ao aumento dos casos de dengue na cidade. De acordo com o boletim epidemiológico que a Secretaria de Saúde divulgou na mesma data, o município de Itajaí contabilizava 78 casos confirmados de dengue, dentre um total de 512 casos prováveis.
Diante desse cenário, a Vigilância Epidemiológica de Itajaí reforça a importância da prevenção e dos cuidados necessários para evitar o aumento dos casos e a proliferação do mosquito. Os sintomas comuns da doença incluem dor de cabeça, dor atrás dos olhos, febre alta e dor muscular intensa. Em caso de suspeita de dengue, procure a unidade de saúde mais próxima.
Decreto de Situação de Emergência
O decreto, publicado no fim da tarde de sexta-feira (14), estabelece a situação excepcional de emergência no município por 90 dias. A medida pode ser prorrogada pelo mesmo período. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Obras e demais órgãos responsáveis devem limpar imediatamente todos os terrenos baldios e imóveis abandonados. Com isso o município para reduzir o número de focos e a proliferação do Aedes aegypti.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde, com o auxílio dos demais órgãos municipais envolvidos nas ações de combate e prevenção à dengue, deve autorizar a entrada de agentes devidamente identificados e acompanhados de autoridade policial, se necessário, nas casas fechadas ou abandonadas. Se a Secretaria responsável convocar os titulares desses imóveis para permitir o acesso e eles não atenderem à solicitação, ela notificará o proprietário no mesmo dia.
Vice-prefeito contraí a doença
No sábado, o vice-prefeito de Itajaí, Rubens Angioletti, recebeu o diagnóstico de dengue. Técnicos do Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente, realizou o exame que confirmou a doença. Após apresentar os sintomas, ele fez o teste ainda na triagem, que confirmou a enfermidade.
Após o atendimento médico, Angioletti iniciou o tratamento e seguirá, bem como, afastado de suas atividades nos próximos dias.