INÍCIO DE PERÍCIA REVELA FALHA EM TACÓGRAFO DE ÔNIBUS QUE TOMBOU NA SERRA DONA FRANCISCA

O ônibus que tombou na Serra Dona Francisca, entre Campo Alegre e Joinville, passou pelas primeiras análises da perícia da Polícia Científica na terça-feira (4). A investigação busca apontar a causa do acidente que deixou 24 pessoas feridas. O laudo oficial deve ser finalizado em até 10 dias, mas as primeiras informações, conforme a Polícia Científica, indicam que o tacógrafo do veículo não registrou dados de percurso.
De acordo com a Polícia Científica, foram analisados os danos decorrentes do acidente e coletadas as informações sobre o estado do sistema de freios, principalmente sobre o desgaste das lonas.
A análise inicial da perícia constatou que o tacógrafo do ônibus estava sem os discos. Este aparelho contém o registro sobre a velocidade do veículo durante todo o trajeto, além do tempo de uso e distância percorrida, o que permitiria verificar se o motorista teria feito alguma parada para descanso.
Segundo informações do Delegado da Polícia Civil, Rodrigo Bueno Gusso, a documentação e a autorização de funcionamento do veículo ainda estão passando por análise. As vítimas do acidente também serão ouvidas.
A Viação Canoinhas, empresa responsável pelo transporte, afirmou em nota ao NSC Total que irá aguardar o laudo pericial para prestar esclarecimentos e providências.
Confira a nota na íntegra:
A Viação Canoinhas informa que que até o presente momento não teve acesso as informações e laudos referente a perícias realizadas no ônibus de sua frota, o qual se envolveu em um acidente na Serra Dona Francisca no dia 26/01/2025. O ônibus já está em posse da empresa. Aguardamos os laudos para esclarecimentos e providências.
(NSC Total)