SESSÃO ORDINÁRIA ABRE ANO LEGISLATIVO

Com presença de Prefeito e Deputada, vereadores deram início oficial aos trabalhos no plenário em 2025

 

PORTO BELO — A Câmara Municipal deu início oficial ao ano legislativo na noite de segunda feira (3), com a realização da primeira sessão ordinária de 2025. O ato contou com a presença do prefeito Joel Lucinda (MDB), do vice-prefeito, Ailto de Souza (PL), de membros do secretariado municipal e da deputada Ana Paula da Silva (Podemos). Em seu primeiro contato com a tribuna no ano, os parlamentares reforçaram suas principais pautas, mandaram recados ao Executivo e reafirmaram o compromisso de atuar em parceria na solução de problemas da cidade.
Antes que os vereadores tivessem sua vez na tribuna, Joel Lucinda fez o tradicional pronunciamento de abertura dos trabalhos. Desejou aos parlamentares um bom início de legislatura e garantiu que tanto as secretarias quanto seu gabinete estarão à disposição para prestar as informações que a Câmara solicitar.
Paulinha também fez uso da palavra. A deputada estadual destacou os laços históricos entre Porto Belo e Bombinhas, cidade da qual foi prefeita entre 2013 e 2021, e afirmou que espera trabalhar em colaboração mais estreita com o parlamento portobelense. Em relação à principal pauta a unir os dois municípios, o Segundo Acesso, informou que o Governo de Santa Catarina aprovou emendas ao orçamento destinando recursos para a pavimentação da Estrada da Antena, ligando o morro de Zimbros à localidade do CTG.
Já os vereadores conduziram suas falas no sentido de aparar eventuais arestas deixadas pela eleição da Mesa Diretora, no início de janeiro, e dar boas-vindas aos novatos. “Vai haver algumas desavenças dentro da Casa, porque isso faz parte, mas o nosso pensamento é um só, em prol da nossa cidade”, resumiu o emedebista Nado.
Nomeado líder da bancada do MDB na Câmara e retornando ao Legislativo após doze anos, Onésio Ramos fez a defesa do Governo Municipal, afirmando que é necessário oferecer às secretarias condições de atuação, seja através da contratação de pessoal, seja destinando verbas de emendas. “Não dá só pra fazer cobrança, tem que dar suporte”, concluiu.
Por outro lado, Rodrigo Carlos (União), este um estreante no parlamento, cobrou melhor diálogo dos secretários: “Sei que as demandas são muitas, mas peço que respondam ao vereador. A gente precisa prestar contas [ao cidadão] do que está acontecendo no nosso município. A gente está aqui para se ajudar”.
Com relação à matéria da ordem do dia, os vereadores aprovaram 27 indicações e 15 requerimentos. Entre os últimos, Altino Júnior e Josimar de Melo (PL) encaminharam ofício ao governador Jorginho Mello (PL) pedindo que seja designado mais um delegado para atuar na Comarca de Porto Belo; Professor Juliano (Progressistas) e Jonatha Cabral (MDB), requisitaram a implementação no município do Piso Nacional do Magistério; Bento Voltolini (PL) solicitou o cronograma de obras na rua João Pedro da Silva; e Rodrigo Carlos pediu ao Executivo um estudo sobre a possibilidade de regulamentar a circulação de ciclomotores e bicicletas elétricas no município.
A próxima sessão ordinária ocorre nesta quinta-feira (6), às 19 horas, com transmissão no Facebook e YouTube da Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=