PORTO BELO (SC) EXPANDE SETOR GASTRONÔMICO EM 30% E REFORÇA PROTAGONISMO NA COSTA ESMERALDA CATARINENSE

Cidade atrai cada vez mais investimentos, vê crescer fluxo turístico e responde às demandas por serviços e infraestrutura

Santa Catarina, 03 de fevereiro de 2025 – O município de Porto Belo registrou um crescimento de 30% no setor gastronômico ao longo de 2024, com a abertura de 139 novos estabelecimentos, de acordo com dados do Observatório da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). O aumento expressivo acompanha a expansão do turismo e do mercado imobiliário local, consolidando a cidade como um dos principais destinos da Costa Esmeralda catarinense.

Com cerca de 28 mil habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE, Porto Belo registra uma população flutuante de 150 mil pessoas durante o verão, mas viu, em 2024, o seu fluxo turístico aumentar aos finais de semana e feriados de baixa temporada.

A ampliação da procura turística e o crescimento do setor gastronômico caminham junto ao desenvolvimento imobiliário local que movimentou R$ 1,1 bilhão em Valor Geral de Vendas (VGV) no primeiro semestre de 2024, segundo a plataforma DWV. A cidade reúne hoje alguns dos projetos mais inovadores do país, entre eles o Vivapark Porto Belo, bairro parque que atrai atenção nacional e internacional e coloca o município sob holofotes.

O fortalecimento da cidade como destino turístico também se deve às ações do poder público, que investe em qualificação urbana e infraestrutura. Incentivos para a abertura de novas empresas, implantação de equipamentos turísticos e parcerias público privadas bem-sucedidas também contribuem para o seu desenvolvimento. Neste contexto se destacam as recentes obras de macrodrenagem na Avenida Atílio Fontana, uma das principais vias do município, e a construção dos Molhes do Rio Perequê e Molhe do Rio Perequezinho que já resultaram em índices muito positivos de balneabilidade, mesmo no ápice da temporada de verão, segundo a Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP).

A presidente da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Zene Drodowski, destaca que esse movimento impulsiona a economia local: ” Tudo isso somado resulta, obviamente, num impacto muito positivo para Porto Belo, gerando empregos, renda e em atrações cada vez melhores para nossos moradores e turistas”.

Jordana Soder, presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, também comenta as mudanças positivas do município. “Porto Belo tem atraído cada vez mais investidores nos mais variados segmentos, trazendo diversidade e mais opções de entretenimento, lazer e gastronomia. Tal fato se observa pela abertura de novos restaurantes, bares, cafeterias em centros gastronômicos e pela cidade em geral abertos o ano todo”.

Neste cenário de expansão estruturada, a mobilidade urbana aparece como prioridade em Porto Belo. O município está implantando um Plano de Circulação Viária que promete melhorias no tráfego e na acessibilidade, beneficiando tanto os moradores quanto o fluxo crescente de visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=