TRAGÉDIA EM ITAPOÁ: HOMEM DE 59 ANOS MORRE EM AFOGAMENTO AO TENTAR SALVAR CRIANÇAS NO MAR
Um afogamento trágico marcou a tarde deste domingo (15), no Balneário Itapoá, litoral norte de Santa Catarina. Um homem de 59 anos perdeu a vida ao tentar resgatar duas crianças arrastadas por uma corrente de retorno, em uma área sinalizada com bandeiras vermelhas, entre os postos de guarda-vidas 16 e 17. Apesar dos esforços da equipe de resgate, a vítima não resistiu.
O incidente ocorreu por volta das 18h10, quando dois guarda-vidas foram acionados para socorrer as crianças, de 12 e 14 anos, que estavam em perigo cerca de 350 metros do posto 16. No local, familiares e banhistas tentaram intervir, mas foram orientados a não entrar na água devido às condições perigosas. Enquanto os profissionais conseguiram resgatar as crianças, o homem, que permanecia com água na altura da cintura, foi submerso pela força da arrebentação ao tentar ajudar.
Ele foi retirado do mar já inconsciente por um guarda-vidas civil voluntário e apresentava espuma na boca e no nariz, sinais de um afogamento em grau 5, que evoluiu para grau 6 (parada cardiorrespiratória). Equipes do Corpo de Bombeiros Militar chegaram rapidamente, iniciando manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) que duraram aproximadamente 20 minutos.
Outras quatro pessoas que também foram arrastadas pela corrente foram retiradas sem maiores gravidades, incluindo dois adultos, um adolescente e uma criança. Um homem de 41 anos foi levado ao pronto-atendimento com sinais de exaustão e tontura.
Apesar de todos os esforços, que incluíram a chegada do helicóptero Águia da Polícia Militar, o homem de 59 anos foi declarado morto ao dar entrada no pronto-atendimento de Itapoá. O episódio reforça a importância de seguir as orientações dos guarda-vidas e evitar banhos de mar em áreas sinalizadas como perigosas.