POLÍCIA CIVIL DE ITAPEMA ALERTA TURISTAS SOBRE OS GOLPES DE ALUGUEL

 

Festas de fim de ano na porta, férias escolares chegaram e o desejo de viajar e aproveitar os momentos de lazer aumenta significativamente. O que aumenta também os registros de Boletins de Ocorrências por conta de imóveis que não existem ou que não se encontram nas condições anunciadas muitas vezes na internet tornando a experiência frustrante e onerosa.
Os registros de outros golpes comuns também envolvem o anúncio de propriedades que parecem ser uma verdadeira jóia, mas, na realidade, não estão disponíveis para locação ou não são como as divulgadas nas plataformas digitais.
Tais práticas deixam os turistas em situações complicadas. Os golpes de aluguéis de temporada têm aumentado, especialmente em plataformas online.

Cuidados necessários antes de viajar
Se o cidadão quer alugar um local por meio de um anúncio da internet, é preciso se certificar se o site é verdadeiro e se o anúncio realmente foi feito pelo real proprietário do local ou por um representante dele. Uma dica importante é pedir para fazer uma videochamada com o anunciante para verificar se ele realmente possui acesso à residência. Também é válido conferir a seção de avaliações em sites de hospedagem compartilhada.

Certifique-se de que os preços descritos nos anúncios condizem com a localização e o período do aluguel. Anúncios com valores muito abaixo do mercado para esta época do ano, em locais de grande procura, podem ser indicativos de alguma prática ilícita.

Uma dica é procurar profissionais do ramo, como agências de viagens e imobiliária. Isso poderá facilitar na hora de fechar o negócio e evitar fraudes. Peça sempre o registro profissional (CRECI) do corretor de imóveis para ter certeza que não se trata de um estelionatário.

Caí no golpe, e agora?

Se você foi vítima do golpe do “falso aluguel”, compareça a uma Delegacia de Polícia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência. É importante levar documentos que possam auxiliar na investigação criminal, como capturas de tela, comprovantes de transferência bancária, entre outros.

O boletim também pode ser realizado de forma virtual, através da Delegacia de Polícia Virtual.

Denuncie

181 – Disque denúncia
(48) 98844-0011 WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=