PESCADOR PORTOBELENSE 2024: ISMAEL DOMINGOS DOS SANTOS

PESCADOR PORTOBELENSE
“A corvina nunca vai se acabar”
Ismael dos Santos viveu a evolução da pesca no Araçá e se prepara para a passagem de guarda

PORTO BELO — A primeira grande emoção que Ismael Domingos dos Santos teve na pesca foi aos quatorze anos de idade. Na época, alternava sua rotina entre os estudos e o pequeno bote de seu pai, nas águas da comunidade do Araçá. De uma vez, capturou 100 quilos de camarão, o que era muita coisa. Subiu tudo a bordo e voltou para casa, ansioso em exibir a proeza.
Seu Ismael, 63 anos de idade, foi um dos homenageados com a honraria Pescador Portobelense deste ano. A distinção é concedida pela Câmara de Porto Belo a homens e mulheres que fazem da pesca um meio de vida e, através de suas trajetórias, mantêm viva a tradição e a economia que historicamente associam Porto Belo ao mar. A lei que regulamenta o título, de número 2898, foi sancionada em 2020. Terceiro ano em que a cerimônia ocorre, neste 2024 a entrega foi feita na primeira semana de julho.
Desde a mocidade, Ismael formou parceria com o pai na profissão. Seu Domingos foi um dos pioneiros na pesca da corvina, que começou a ganhar vulto em 1975. Naquele período, a captura do pescado se alternava com o comércio de barbatanas de tubarão. De 1978 em diante, a família Santos escalou na aquisição de embarcações: começaram adquirindo um barco de onze metros de comprimento e chegaram a formar uma frota de seis barcos com tamanhos que variavam entre 20 e 22 metros. Quando veio a proibição da pesca do tubarão, Ismael recém havia investido mais de R$ 700 mil em redes. “Tá tudo estocado aí, não serve para mais nada”, lamenta.
Perguntado se a corvina pode sofrer a mesma interdição, seu Ismael não arrisca um palpite, mas afirma que essa seria uma medida extrema: “A gente que pesca sabe a quantidade de peixes que tem. A corvina nunca vai se acabar”. O que deve ter ponto final em breve é a carreira de Ismael na pesca — profissional, bem entendido. Ele, porém, não vê isso como problema, pois tem a quem passar o bastão. Dois dos filhos possuem barcos: “É uma satisfação ver a família seguir a profissão da gente, o legado da gente”.
Assista abaixo ao vídeo de Ismael Domingos dos Santos: https://youtu.be/stnRvjeEf8s

https://youtu.be/stnRvjeEf8s

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=