CÂMARA CELEBRA 200 ANOS DA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS DOS AFLITOS
Sessão solene teve homenagens a autoridades e lideranças da comunidade católica local
PORTO BELO — Na noite desta terça-feira (10), a Câmara Municipal realizou uma emocionante sessão solene em celebração ao jubileu de 200 anos da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos. A iniciativa, proposta pelo vereador Willian Ismael dos Santos (Progressistas), reuniu parlamentares, autoridades, fieis e lideranças comunitárias em um momento de fé, gratidão e reconhecimento.
A cerimônia trouxe à tona a rica história da paróquia, cuja trajetória se confunde com a da Igreja Matriz, construída há 210 anos. A construção da primeira capela, em pleno início do século XIX, foi marcada por desafios enfrentados por uma comunidade unida pela fé, que conseguiu erguer um templo dedicado ao Senhor Bom Jesus dos Aflitos. Em 18 de dezembro de 1824, foi instituída a paróquia, tornando-se um marco religioso e cultural para a cidade.
Ao longo dos últimos anos, a matriz ganhou a companhia de novas igrejas, ampliando a paróquia. Foram criadas as comunidades de Santa Terezinha, no Araçá (1952), Nossa Senhora Aparecida, no bairro Sertão de Santa Luzia (1957), Nossa Senhora de Lourdes, no Balneário Perequê (1976), Santa Catarina de Alexandria, no Alto Perequê (1987), Senhor dos Passos, no Centro (2011) e Divino Espírito Santo, no Vila Nova (2015). Sua relevância também ultrapassou os limites do município, contribuindo para a fundação de paróquias em cidades vizinhas, como Camboriú, Tijucas, Itapema e Bombinhas.
Durante a solenidade, foi exibido um vídeo com depoimentos que trouxeram particularidades históricas da paróquia ao longo dos anos, e que reforçam seu papel como um símbolo vivo da fé e da união da comunidade. Em seguida, foram realizadas homenagens a padres, líderes comunitários e membros do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e dos conselhos pastorais comunitários (CPC), que dedicaram suas vidas ao fortalecimento da fé e ao desenvolvimento da paróquia.
Entre os homenageados, destacaram-se figuras como monsenhor Augusto Zucco (in memoriam), padre Adão Carlos Machado Marcelino e arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, além de representantes da comunidade católica local. A solenidade também homenageou a Prefeitura Municipal de Porto Belo, representada pelo prefeito Joel Orlando Lucinda.
O encerramento foi marcado pelo acendimento das 200 velas, que foram distribuídas entre os presentes, acompanhado de um momento de louvor e ação de graças.
Confira a lista dos homenageados:
Pe. Adão Carlos Machado Marcelino
Pe. Carlos André Paixão
Pe. Antônio Luiz Schmitt
Monsenhor Augusto Zucco (in memoriam)
Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom
Wilson Tadeu Jönck
CPP Matriz Senhor Bom Jesus dos Aflitos (Centro)
CPC Igreja Senhor Dos Passos (Centro)
CPC Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Balneário Perequê)
CPC Igreja Santa Terezinha (Araçá)
CPC Igreja Divino Espírito Santo (Vila Nova)
CPC Igreja Sagrada Família (Jardim Dourado)
CPC Igreja Santa Catarina de Alexandria (Alto Perequê)
CPC Igreja Nossa Senhora Aparecida (Sertão de Santa Luzia)
Apostolado da Oração
Prefeitura Municipal de Porto Belo
Izaías Justino da Silva e Robélia Simas da Silva (In Memoriam)
Maria de Lourdes da Silva (In Memoriam)
Margarida Amaral Maier
Marli Beatriz de Santana
Zenete Azucélia Amaral
Roberto Martinho de Souza (In Memoriam)
Edir Marques da Silva (In Memoriam)
João Luiz e Ondina Isabel. Garcia
Murito e Dulce Fontelles Ternes
Nelmo e Luiza Helena Machado
Nelson Régis
Maria Loewen (In Memoriam)
Carmen Vieira
Estela Machado dos Santos (In Memoriam)
Silsa Maria dos Santos
Braulina Maria Caetano Marques
Marilene Batistoti dos Santos
Antônio Manoel dos Santos (In Memoriam)
Maria Tomazia Guerreiro (In Memoriam)
Beatriz Lazzarine Amâncio
Antônio Lino Vieira (In Memoriam)
Joaquim Manoel Domingos (In Memoriam)
Dorotéia Andrade Rodrigues
Renato José da Silva