CÂMARA PROMOVE SESSÃO PELO JUBILEU DA PARÓQUIA COMUNIDADE CATÓLICA DA CIDADE COMEMORA EM DEZEMBRO 200 ANOS DE EXISTÊNCIA
PORTO BELO — Nesta terça-feira (10), a Câmara Municipal promove uma sessão solene em homenagem aos 200 anos de existência da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, comemorados no próximo dia 18 de dezembro. A solenidade ocorre na sede do Legislativo, com início às 19 horas, e contará com a presença de autoridades políticas e eclesiásticas, além de personagens da história recente da paróquia. A sessão poderá ser acompanhada em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara Municipal.
Idealizador da sessão solene, o vereador Willian Ismael dos Santos (Progressistas) observa que o jubileu da paróquia representa um importante marco histórico da cidade. Portanto, segundo seu raciocínio, o Legislativo não poderia deixar de participar das homenagens. O parlamentar ainda destaca que a história da Paróquia se confunde com a da igreja matriz Bom Jesus dos Aflitos, cuja construção foi concluída em 1814. Em que pese sua importância, a matriz corresponde hoje ao centro administrativo da paróquia, havendo comunidades paroquiais nos bairros de Araçá, Sertão de Santa Luzia, Alto Perequê, Balneário Perequê, Jardim Dourado, Vila Nova e Centro. “A paróquia vai além da matriz”, resume.
É essa diversidade que a homenagem da Câmara pretende enfatizar. Como parte desse objetivo, o vereador propôs à Câmara realizar um vídeo alusivo ao jubileu. Desde o início do mês, a equipe da Comunicação da Câmara vem colhendo depoimentos de pessoas ligadas à paróquia. “Acreditamos que esse material será de grande valor para a memória coletiva de nosso município, além de servir como forma de engajamento para as futuras gerações, preservando e difundindo a rica história dessa instituição que, ao longo de seus 200 anos, também tem contribuído de maneira significativa para a construção da história de Porto Belo”, anotou Willian na justificativa do requerimento submetido ao plenário — e aprovado pelos demais vereadores.
Pároco da comunidade, o padre Antônio Schmitt destacou outros marcos históricos da paróquia, como o Apostolado da Oração, iniciado há 114 anos, e as festas que mobilizaram a comunidade local ao longo dos anos, como a também centenária Festa do Senhor dos Passos e a Procissão das Cruzes. “Isso tudo é um conjunto de memórias que vão sendo guardadas”, afirmou o sacerdote, cuja relação com o município teve início em seu estágio pastoral, em 1995. Posteriormente, em 2005, o seminarista Antônio Schmitt auxiliou o padre de então, Revelino Seidler. “O legado que permanece é essa presença viva daquilo que a Igreja Católica deixou nas comunidades. É isso que vai permanecer”, afirma.