LEÕES-MARINHOS SURPREENDEM BANHISTAS DURANTE DISPUTA POR TERRITÓRIO EM BOMBINHAS
Dois leões-marinhos foram flagrados por um grupo de banhistas durante uma disputa de território em Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã de domingo (11). Os animais marinhos, que chegam a pesar 300kg e atingir 2,5 metros de altura, estavam próximo à Praia do Cação, segundo Giovanni Formighieri, autor do vídeo (assista acima).
Ele disse que seguia de barco para um mergulho na Ilha do Macuco, quando viu os animais em uma área isolada próximo da costa. Na gravação, é possível ouvir outras pessoas da mesma embarcação comemorarem os movimentos feitos pelos leões-marinhos: “que lindo”, “uouuu”.
A disputa flagrada não é tradicional, segundo o coordenador da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali na unidade de Penha, Jeferson Dick, que analisou as imagens.
“É possível que eles estivessem disputando a pedra para descansar. Mas não é uma disputa tradicional como nas colônias por formação de harém e reprodução. Apenas uma disputa pelo local de descanso”, esclareceu.
Ainda, segundo Dick, acredita-se que esses indivíduos sejam mais velhos. “Pela dificuldade de formar haréns e se reproduzir tem permanecido no município onde encontram disponibilidade de alimento”, explica Dick.
Espécie
O nome leão-marinho remete à juba de pelos que o macho apresenta ao redor do pescoço e ao som característico que lembra um rugido de leão. Considerado um animal de grande porte, os machos podem atingir até 2,5m e pesar até 300Kg.
As disputas territoriais desses animais para a formação de haréns é comum na espécie.
Vinda à costa brasileira
Os exemplares que chegam à costa brasileira, segundo Dick, geralmente são oriundos do Uruguai, onde estão localizadas as colônias reprodutivas mais próximas, mas também podem ser provenientes da Argentina.
O deslocamento da espécie para o Brasil quase sempre é realizado pelos machos. Eles permanecem no país durante o inverno, em regiões menos frias, para se alimentar e descansar. No verão, tendem a se deslocar novamente para regiões mais frias.
Em Bombinhas, a presença dos leões-marinhos tem sido permanente, embora apenas um indivíduo seja visto regularmente ao longo do ano.
O que fazer ao encontrar um leão-marinho
- Não se aproxime, alimente ou toque;
- Caso encontre animais aparentemente feridos ou doentes, não tente socorrê-los;
- Manter animais domésticos afastados;
- Evite fazer barulho para não estressar o animal e evitar possíveis ataques, além de poder prejudicar o quadro de saúde;
- Não se aproxime de animais mortos;
- Em caso de contato com algum animal doente, fique atento para o aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 10 dias;
- Ao encontrar animais marinhos encalhados na praia, vivos ou mortos, entre em contato com o PMP-BS: 0800 642 3341.
- ( Por G1)