Maior residencial do mundo trará engenheiros de várias partes do planeta a Balneário Camboriú
Entre os nomes que participarão do projeto do maior residencial do mundo estão engenheiros de renome internacional
Recentemente anunciado pela FG Empreendimentos, o Senna Tower, o maior residencial do mundo, promete consolidar Balneário Camboriú como referência global em construções de alta complexidade. Na equipe que trabalhará no empreendimento, estão confirmados engenheiros renomados de todas as partes do mundo.
“Estamos trazendo ao Brasil os melhores profissionais do mundo e as soluções mais avançadas para entregar um empreendimento que reflete o legado de Ayrton Senna: precisão, velocidade e determinação. Este projeto elevará o patamar da construção civil no país e será uma referência global”, destaca Jean Graciola, presidente da construtora.
Engenheiros renomados no projeto do maior residencial do mundo
A engenheira Stéphane Domeneghini, diretora executiva da FG Talls, empresa do Grupo FG, é a responsável técnica pelo projeto arquitetônico e pela gestão de projetos. Stéphane é uma das principais referências mundiais no segmento de edifícios altos.
“Esse é um projeto que ultrapassa fronteiras e mostra a capacidade brasileira de competir globalmente no segmento de edifícios altos. Eu vivo imersa nesse projeto desde os primeiros estudos no terreno, os primeiros trações e soluções foram idealizados há mais de 7 anos”, celebra Domeneghini.
O nome que responde pela parte mais desafiadora do Senna Tower, é o do engenheiro Fatih Yalniz, da WSP de Nova Iorque. Responsável pela solução estrutural, Yalniz liderou as soluções de edifícios reconhecidos mundialmente como Steinway Tower, o residencial mais fino do mundo e com mais de 400 metros de altura.
O engenheiro já trabalhou em um dos projetos mais icônicos da humanidade contemporânea, o One World Trade Center, que é o edifício mais alto das Américas, que será superado pelo Senna Tower em altura.
A análise dinâmica e os testes de túnel de vento do Senna Tower foram conduzidos pelo canadense John Kilpatrick, da RWDI, que já participou de projetos icônicos como o Taipei 101. Esta parte do prédio é fundamental para garantir que o edifício suporte as condições ambientais adversas, como ventos fortes, sem comprometer a segurança ou o conforto dos moradores.
O projeto também conta com a consultoria de Harry Poulos, uma das maiores referências globais em engenharia de fundações, que atuou no Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo.
As fachadas do maior residencial do mundo serão responsabilidade do engenheiro alemão Will Laufs, da LaufsED LLC, que é uma consultoria de engenharia estrutural com sedes em Nova York e Berlim, especializada em engenharia de fachadas, vidro e design especial.
O projeto conta com o parceiro nacional Igor Alvin, da QMD Consultoria, que responde por projetos icônicos em todo país e edifícios simbólicos do Grupo FG como o Infinity Coast, o primeiro empreendimento no país a superar os 200 metros de altura, reforçando a confiança em parceiros nacionais para compor o time do projeto.
Os projetos de sistemas preventivo e de abastecimento contam com a WSP sob a tutela do engenheiro Gary Pomerantz juntamente com a liderança do engenheiro Bruno Franzmann, da Franzmann Engenharia.
O responsável pela execução do projeto é o engenheiro brasileiro André Bigarella, diretor de engenharia da FG Empreendimentos, que liderou a construção do One Tower, o edifício residencial mais alto da América Latina.
“Este empreendimento reflete o que o futuro reserva para o mercado imobiliário e para a engenharia no país, consolidando nossa capacidade de competir globalmente e elevar os padrões da construção civil”, pontua.