ESPÉCIE RARA DE TARTARUGA MARINHA É ENCONTRADA MORTA NA ORLA DE BALNEÁRIO PEREQUÊ
Uma tartaruga-de-pente, espécie rara e criticamente ameaçada de extinção, foi encontrada morta na orla de Balneário Perequê, em Porto Belo, nesta quarta-feira (dia 16 de outubro de 2024).
Uma equipe técnica da Universidade do Vale do Itajaí, que coordena o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, esteve no local para fazer a remoção do animal. Segundo eles, é uma tartaruga jovem que mede 61 centímetros e apresentava marcas de rede de pesca. Isso pode ter ocasionado a morte por afogamento.
As tartarugas marinhas são répteis, possuem pulmão e conseguem ficar em baixo da água por 10 a 30 minutos. Ao ficarem presas em rede de pesca, elas acabam se afogando e chegam à praia já em estado de decomposição. Elas podem viver por até 50 anos na natuteza.
Essa tartaruga-de-pente foi encaminhada para necrópsia na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Penha.
Por se tratar de uma espécie rara, vai ser dissecada; e, sua carcaça, encaminhada ao Museu Oceonográfico da Univali, na cidade vizinha de Piçarras.