Restinga é arrancada de orla em Balneário Camboriú e prefeitura faz alerta
Cerca de três metros de restinga foram retirados da Praia Central de Balneário Camboriú; vegetação no local é exigência do IMA
Após cerca de três metros de vegetação de restinga terem sido arrancadas da Praia Central de Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, na última quinta-feira (03), a prefeitura da cidade fez uma orientação à população sobre o cuidado com as plantas no entorno do trecho da reurbanização da orla.
Conforme o Município de Balneário Camboriú, o responsável pelo ato ainda não foi identificado. A planta retirada é da espécie Blutaparon portulacoides, comum em solos arenosos na costa sul brasileira.
Restinga foi plantada por exigência do IMA para obra em Balneário Camboriú
A implantação desta vegetação foi uma exigência do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para o licenciamento ambiental da obra de alargamento da faixa de areia.
Segundo o IMA, a planta é importante, pois cria barreiras naturais que minimizam a ação dos ventos e auxiliam na fixação da areia, evitando erosão costeira, preservando a orla.
A Prefeitura de Balneário Camboriú ressaltou a importância do cuidado dos moradores e vistantes, e orienta que as áreas de vegetação não sejam acessadas nem utilizadas como lixeira. Os pais também são orientados a não permitir que os filhos brinquem nestes locais.