Alargamento da Meia Praia de Itapema tem aval ambiental
Itapema, no Litoral Norte de SC, ganhou aval ambiental para seguir o alargamento de Meia Praia; veja qual o próximo passo
Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, conseguiu nesta semana a licença ambiental para seguir com os processos de alargamento da Meia Praia. O aval foi emitido pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente).
O próximo passo é a licitação para a obra, avaliada em mais R$ 100 milhões totais, contando com revitalização da orla, que terá a operação consorciada pela Construção Civil.
Meia Praia começa na foz do Rio Taboleiro das Oliveiras até a foz do Rio Perequê com uma extensão de 4.750 m. A obra prevê aumento da faixa de areia em mais de cinco vezes em alguns trechos.
“Hoje, temos partes da praia com apenas cinco metros de faixa de areia. Esses trechos menores podem chegar a 25 metros em maré alta, e 50 metros na maré média e baixa”, explica Marcelo Correia, Secretário de Captação de Recursos e Projetos e Gestor Municipal da Orla.
Já os trechos que já são maiores, atualmente com cerca de 25 metros de faixa de areia, podem chegar a 60 metros em maré alta e até 70 em maré média e baixa.
A areia que vai compor a praia deve vir de uma jazida localizada por estudos da Univali, a cerca de cinco quilômetros da costa. São cerca de cinco metros de profundidade da jazida, conforme explica o secretário.
O início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2025, já sob nova gestão municipal.
Alargamento da Meia Praia de Itapema deve impactar mais de 45% na valorização imobiliária
Atualmente Itapema ocupa o segundo lugar no ranking de cidades com o m² mais caro do Brasil. Com apenas R$ 20 de diferença da vizinha Balneário Camboriú, a cidade avança na valorização imobiliária e deve superar a “Dubai Brasileira” em poucos meses.
Um estudo norte-americano aponta que praias alargadas tiveram valorização de até 2,6% para cada 10% de espaço que foi acrescentado, a Construtora e Incorporadora Edify avaliou que em Itapema a valorização imobiliária será de 46,8% para os imóveis frente-mar.
O estudo-base feito pela consultoria Appraisal Institute, maior associação profissional de avaliadores imobiliários dos Estados Unidos, revelou que praias norte-americanas que fizeram alargamento da faixa de areia registraram valorização de até 2,6% para cada 10% de espaço que foi acrescentado.
Com base neste dado, a construtora avaliou qual será o impacto desta intervenção na orla de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. Neste caso, a praia vai aumentar de 25 para 70 metros, o que representa 180% de acréscimo, resultando em uma valorização de 46,8% para os imóveis frente-mar.