Depois do calor, frente fria traz chuva intensa para SC nesta quarta
As temperaturas mínimas ocorrem à noite e variam entre 9 e 20°C no estado
E depois de um dia de sol e calor em Santa Catarina, o tempo promete passar por um mudança no estado. Na quarta-feira (02), a atuação de uma frente fria traz chuva intensa para todas as regiões, já durante a madrugada, quando ela avança pelo estado, a partir das áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Há condições para temporais com raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo com risco moderado a alto para ocorrências relacionadas à alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica.
O vento sopra de quadrante sul com intensidade fraca a moderada, com rajadas de até 60 km/h pelo estado entre a madrugada e a manhã e com rajadas de até 75 km/h nas áreas costeiras e proximidades, que ganham intensidade a partir da tarde.
As temperaturas mínimas ocorrem à noite e variam entre 9 e 20°C por Santa Catarina. As temperaturas máximas variam entre 16 e 20°C no Planalto Sul, na Grande Florianópolis Serrana e em parte do Meio Oeste, além disso, marcam entre 19 e 28°C nas demais áreas, com as maiores temperaturas ocorrendo no Oeste, Extremo Oeste e no Planalto Norte.
250mm de chuva, ciclones e granizo: o que esperar do tempo na primavera em SC
Com a chegada da primavera, a Defesa Civil de Santa Catarina chama atenção para o retorno dos temporais comuns nesta época do ano, acompanhados de chuvas intensas e que são a marca dos meses de outubro, novembro e dezembro em todo o estado. O período é caracterizado pela atuação de frentes frias associadas a ciclones extratropicais e convecção, que trazem riscos de alagamentos, enxurradas, ventos fortes e queda de granizo.
Segundo a Defesa Civil, o mês de outubro é marcado por acumulados de chuva expressivos, especialmente no Grande Oeste, onde os volumes podem variar entre 200 e 250 mm. No Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Litoral Sul, os índices também são elevados, uma vez que outubro é o segundo mês do ano com o maior número de ocorrências associadas a granizo e vendavais no estado, segundo o Perfil Histórico de Desastres do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina – PPDC. Já nas áreas litorâneas, os volumes tendem a ser menores, variando entre 100 e 150 mm.
A tendência é que no mês de novembro haja redução nos acumulados, com uma distribuição irregular das chuvas. Os volumes esperados são de 140 a 170 mm no Grande Oeste e de 110 a 140 mm nas demais regiões. Apesar da diminuição, a frequência das chuvas ainda é alta, com probabilidade de temporais.
Os meteorologistas da Defesa Civil afirmam que o mês de dezembro também será com índices de precipitação significativos, variando entre 150 e 200 mm em grande parte do estado. O aumento das temperaturas com a chegada do verão contribui para a ocorrência de chuvas na forma de temporais em toda Santa Catarina.