QUEIMADAS EXPLODEM EM SÃO PAULO COM FUMAÇA; SITUÇÃO É PERIGOSA
Número de queimadas no estado de São Paulo desde ontem é absurdamente com grande quantidade de fumaça.
As imagens de satélite do estado de São Paulo desde ontem impressionam pela enorme quantidade de fumaça sobre o estado, originadas em múltiplos focos de queimadas e alguns de grande dimensão no interior paulista. A qualidade do ar se deteriora com a fumaça.
A quantidade de queimadas explodiu no estado de São Paulo com o tempo muito seco e quente. Para se ter ideia, de acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, houve 24 focos de calor no estado na segunda, 106 na terça, 82 na quarta e 430 ontem. O número de 430 focos de calor em único dia é absurdamente alto para São Paulo se considerada a média histórica de focos do mês inteiro de agosto de 914. Ou seja, apenas um dia teve quase a metade da média de focos de calor de agosto inteiro no território paulista.
Várias estações de qualidade do ar da Cetesb registram qualidade do ar ruim na tarde desta sexta-feira. Conforme os dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a qualidade do ar era ruim em pontos da Grande São Paulo e ainda nas áreas de Rio Claro, Piracicaba, Bauru, Jaú, Araraquara, Ribeirão Preto, Catanduva e Araçatuba.