Selo de identificação para carros com autistas vira lei em SC

Foi sancionada, esta semana, pelo governo de SC, a lei que institui o selo “Autista a bordo”. Agora as pessoas diagnosticadas com autismo terão direito a um adesivo especial que identifica veículos conduzidos ou transportando uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa é fruto do Projeto de Lei 145/2024, de autoria do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

Segundo o parlamentar trata-se de uma ação educativa para conscientizar a população sobre os efeitos negativos que sons estridentes, como as buzinas, podem causar em pessoas com autismo. “Seja gentil, não buzine. É essa a mensagem que queremos transmitir”, explica Dr. Vicente.

O deputado, que é médico neurologista, ressalta que a maioria das pessoas com autismo apresenta disfunções sensoriais, que são distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, incluindo os auditivos.

Embora a buzina seja um item de segurança importante nos veículos, para uma pessoa com autismo, pode ser uma grande perturbação e uma simples buzinada pode desencadear uma crise.

Gratuito

O selo será disponibilizado gratuitamente às pessoas com autismo ou seus representantes legais, mediante cadastro em órgão competente. A regulamentação do procedimento ficará a cargo do governo estadual. A proposta, de acordo com Caropreso, está alinhada com os esforços em prol da criação de um ambiente social cada vez mais inclusivo para as pessoas com deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=