Julho com hotéis cheios: Turismo de eventos e negócios alavanca ocupação em Balneário Camboriú
De acordo com os dados do BC Convention, a expectativa é que a ocupação em Balneário Camboriú seja 10% maior do que no mesmo período de 2023
Programação vasta de eventos aliada ao clima ameno para o inverno. Essa foi a combinação perfeita para que Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, tivesse um mês de julho acima da média em relação ao turismo.
De acordo com o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, a expectativa é que o mês tenha um aumento de 10% na ocupação hoteleira em comparação com o mesmo período de 2023. A média de ocupação dos leitos em julho de 2024 deve ser de 75%. Em 2023, a média foi de 68,12%.
“Balneário Camboriú é um destino turístico para o ano inteiro, e agora fora da temporada de verão há tarifas melhores, temos atrativos turísticos incríveis, nosso comércio também é reconhecido”, destaca a vice-presidente de Promoção do Destino do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório.
No último final de semana (20 e 21), Balneário Camboriú chegou aos 90% de ocupação nos hotéis. A média concreta do mês, de fato, depende de fatores como o clima e deve ser computada após o dia 31.
“Nós tivemos um bom mês de julho, um dos melhores dos últimos tempos. Eu acho que se deve muito a esse trabalho que vem sendo realizado na questão da promoção e divulgação que nós temos em parceria com o Convention e principalmente com os atrativos turísticos”, disse o secretário de Turismo da cidade, Thiago Velasques.
Além do turismo, turismo de negócios influenciou números
O mês foi marcado por eventos de todos os tipos na cidade. Em comemoração ao aniversário de 60 anos do Município, uma vasta programação festiva tomou conta de todos os finais se semana em Balneário Camboriú.
Porém, muito além do turismo sol e mar, Balneário Camboriú vem se destacando com o chamado turismo MICE, traduzido da sigla em inglês como Turismo de Negócios e Eventos.
“Neste mês também acontece o festival gastronômico Balneário Saboroso, que é outro grande diferencial. Temos eventos acontecendo na cidade que também impactam no movimento, com o turismo MICE sendo um grande aliado para o nosso turismo”, lembra Margot.
“Nós tivemos o mês de julho com todos os finais de semana com eventos no Expocentro, então esse público mais realmente se mostrou muito importante para o turismo de Balneário Camboriú. Passaram pelo Expocentro mais de 60 mil pessoas neste mês, então realmente é um público que, atrelado ao lazer, soma muito”, aponta Thiago.
Entre eventos que chamaram atenção, estão o CPAC Brasil (fórum conservador que trouxe o presidente da Argentina, Javier Milei, para Santa Catarina); e a Logistique 2024, que ocorre até esta sexta-feira (25), sendo um dos maiores e mais importantes eventos do setor logístico no Brasil.
“O diferencial do público MICE é que eles vêm um pouco mais cedo e ficam até um pouco mais tarde. Além disso, eles trazem a família com eles. Então, enquanto o empresário está trabalhando, está na feira, no congresso, eles estão explorando o que a cidade tem a oferecer. Esse é o diferencial de Balneário Camboriú comparado aos demais centros de eventos de outros destinos”, finaliza.