Trecho-modelo da nova orla de Balneário Camboriú será entregue; veja quando

Projeto da nova orla conta com arborização, áreas de lazer, parques para cães, academias e espaços de alongamento

A entrega do trecho-modelo da nova orla da Praia Central de Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, ainda deve demorar entre 30 e 45 dias a partir desta quinta-feira (25).

Esta informação foi confirmada pelo Assessor Especial do Projeto de Reurbanização da Orla, o engenheiro civil Edson Kratz.

O trecho, que vai da rua 4000 até a rua 4600, está sendo reformado em parceria com a FG Empreendimentos e tinha a previsão anterior de ser entregue neste mês de julho, celebrando o aniversário da cidade.

A gerente de Engenharia Aplicada da FG, Stephane Domeneghini, explicou que o primeiro trecho foi pensado já no início da elaboração do processo, de forma que a cidade pudesse avaliar todas as decisões, desde materiais até espaços.

“É certamente um modelo exemplar, que busca otimização, tornando uma obra pública mais eficiente e econômica, mas também avaliando as garantias de qualidade dos materiais e, principalmente agora após a entrega, a avaliação da comunidade quanto ao espaço projetado.”, destacou Domeneghini.

Obras do trecho-modelo devem ser concluídas no fim de agosto – Foto: FG/ DivulgaçãoObras do trecho-modelo devem ser concluídas no fim de agosto – Foto: FG/ Divulgação

Ela também confirmou que as obras devem se entender até o fim de agosto, e afirmou que o prazo pode sofrer novas alterações devido ao processo de avaliação de materiais e detalhamento, pois desse trecho dependem as decisões para a replicação em toda a orla.

“O processo continua após a inauguração também, para que se chegue nesse modelo ideal de ‘praça’ que a orla esta se transformando, atendendo as expectativas de todas as frentes, tanto de gasto público, qualidade e longevidade, como superar as expectativas dos usuários finais.”, explicou a gerente de Engenharia Aplicada da FG.

Como estão as obras do trecho-modelo

Conforme Domeneghini, a obra do trecho-modelo está na etapa das pistas de microbilidades, em discussão da tonalidade de pintura com a Prefeitura de Balneário Camboriú.

“Já passamos por diversas fases que chegam até esse ponto, como o muro de suporte ao calçadão, infraestrutura, canteiros, espaços projetos como playground, dogpark, parte do paisagismo, o passeio, e agora vamos aos acabamentos mais finos que são as últimas etapas, como também iluminação.”, concluiu Stephane.

Nova orla trará valorização imobiliária após início das obras, projetam especialistas – Foto: Divulgação/NDNova orla trará valorização imobiliária após início das obras, projetam especialistas – Foto: Divulgação/ND

Macrodrenagem é um dos próximos passos

Uma das próximas fases da nova orla, segundo Kratz, é a macrodrenagem norte, que deve começar em agosto. Serão duas galerias na areia da Praia Central desde a rua 2000 até o Hotel Marambaia.

O engenheiro civil também informou que será publicado em breve o edital para reurbanização do trecho da rua 3920 até a Barra Sul. Ele explica que não há necessidade de macrodrenagem neste local, devido à proximidade com o rio Camboriú.

Trecho-modelo da nova orla deve ser entregue em agosto – Foto: Divulgação/NDTrecho-modelo da nova orla deve ser entregue em agosto – Foto: Divulgação/ND

Sobre a nova orla de Balneário Camboriú

Segundo a Prefeitura, a obra foi dividida em 18 trechos, e a primeira parte tem 230,45 metros de extensão e uma área de quase 9 mil m². Foram investidos quase R$ 15 milhões.

Algumas das novidades que a revitalização trará são o plantio de 2.500 árvores de 26 espécies diferentes, áreas de lazer, parques para cães, canchas de bocha, academias e espaços de alongamento.

Jardim, passeio, pista de corrida, playgrounds, academias, canchas de bochas e outras opções de lazer fazem parte do projeto – Foto: Divulgação/NDJardim, passeio, pista de corrida, playgrounds, academias, canchas de bochas e outras opções de lazer fazem parte do projeto – Foto: Divulgação/ND

Além disso, será feita uma ciclovia com mais de 20 mil m² e uma pista de corrida com 15 mil m², que visam incentivar a micromobilidade na cidade. Pontos de apoio para surfistas, quiosques e áreas destinadas à pesca também fazem parte do projeto.

A segurança também deve ser reforçada com a instalação de 322 câmeras, além de 1.026 postes de iluminação no passeio e 133 na areia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=