PINGUINS MORTOS CHAMAM A ATENÇÃO NO LITORAL DE SC

No início desta semana, moradores de Itapema e Porto Belo tiveram uma surpresa especial: pinguins-de-Magalhães foram vistos nadando perto da costa! Mas infelizmente, nem tudo são boas notícias. Dois desses pinguins foram encontrados mortos nos dias seguintes, um em cada cidade.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) já registrou que 63 pinguins ficaram presos nas praias entre Itapema e Porto Belo este ano. Apenas nove conseguiram sobreviver.

Esses pinguins vêm da Patagônia Argentina para buscar águas mais quentes e comida ao longo da nossa costa entre maio e outubro. Mas a jornada não é fácil. No trecho que vai de Governador Celso Ramos a Barra Velha, 271 pinguins encalharam desde junho, e apenas 40 foram resgatados vivos.

Os pinguins resgatados são levados para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, onde recebem tratamento veterinário. Muitos chegam com problemas graves, como dificuldades para respirar, pneumonia e infecções.

Infelizmente, a poluição e as mudanças no clima estão tornando a vida desses pinguins ainda mais difícil. Por isso, é importante que, se você encontrar um pinguim na praia, não tente devolvê-lo ao mar e nem chegue perto. Ligue imediatamente para o PMP-BS pelo número 0800 642 3341.

Vamos ajudar a proteger esses animais tão especiais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=