Curta-metragem é produzido por estudantes de Bombinhas em oficina de cinema
Curta-metragem é resultado do projeto Oficina de Cinema para Jovens que ensinou produção audiovisual aos alunos do CEIT Leonel de Moura Brizola
Um curta-metragem foi produzido por alunos do Centro Educacional Integral e Tecnológico (CEIT) Leonel de Moura Brizola em Bombinhas, Litoral Norte de Santa Catarina, após seis meses do projeto Oficina de Cinema para Jovens
Intitulado “Dó, Ré, Mi, Fá, Solidão”, o filme foi desenvolvido e escrito pelos estudantes que participaram da oficina, juntamente com os professores, no primeiro semestre de 2024.
Durante o projeto, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a produção audiovisual com profissionais atuantes na área do cinema no estado, trazendo aulas sobre história do cinema, elaboração de roteiro, atuação para cinema, dentre outros assuntos.
Um curta-metragem foi produzido por alunos do Centro Educacional Integral e Tecnológico (CEIT) Leonel de Moura Brizola em Bombinhas, Litoral Norte de Santa Catarina, após seis meses do projeto Oficina de Cinema para Jovens.
Curta-metragem é segundo projeto audiovisual de estudantes
A curta-metragem não foi o primeiro produto audiovisual do projeto, que em sua primeira edição passou pelo mesmo processo que vai desde a criação do roteiro até as etapas finais de edição, dando origem, no ano anterior, ao filme “Anônima”.
Santiago José Asef, diretor de cinema e coordenador do projeto Oficina de Cinema para Jovens, destacou a oportunidade que os alunos tiveram de colocar os conhecimentos em prática durante o curso.
“O cinema, além de mudar a tua percepção do mundo e proporcionar a organização de um discurso próprio, é uma arte coletiva e multidisciplinar, que distribui as tarefas conforme as competências de cada pessoa. As falhas e conquistas na produção são do time e essa é uma ótima forma de conseguir ver resultados no trabalho cooperativo.”, comentou Asef, que também está a frente da Tiqsi Filmes e Produções.
‘Anônima’ é selecionado para mostra em festival de cinema
O curta-metragem produzido na primeira edição da oficina, “Anônima”, foi selecionado para a Mostra Infantojuvenil da 26ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), festival internacional de cinema.
Os estudantes participaram de todas as etapas da produção do filme, que aborda a problemática da utilização das redes sociais por adolescentes.