‘Viagens caras’ e ‘veículos de luxo’: operação do PR cumpre mandados em BC e Itapema
Polícia Civil do Paraná deflagra operação contra lavagem de dinheiro e associação para o tráfico
Uma operação da Polícia Civil do Paraná teve mandados de busca e apreensão cumpridos em Balneário Camboriú e Itapema, na manhã desta terça-feira (23).
A ação visou cumprir 37 mandados de busca e apreensão, 20 mandados de prisão, além do bloqueio de contas bancárias. Os investigados estariam envolvidos, segundo a polícia, em lavagem de dinheiro, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo de uso permitido, entre outros crimes.
Segundo a Polícia Civil do Paraná, os líderes da organização teriam um padrão de vida elevado, incluindo viagens caras e veículos de luxo, que seriam custeados e financiados em nome de terceiros.
Estes terceiros seriam empresários no ramo de revenda de veículos, supermercados e lanchonetes. A partir dessas empresas, eles teriam comprado imóveis e automóveis e colocado no nome dos suspeitos de tráfico de drogas.
PCPR identificou movimentação superior a R$ 250 milhões
Conforme investigações da PCPR, foi identificado uma movimentação superior a R$ 250 milhões nestas empresas, que seriam utilizadas para o recebimento de dinheiro do tráfico e reinseri-lo no mercado financeiro nacional.
Além disso, foram identificadas pela polícia armas de fogo, que também teriam sido adquiridas por estas pessoas sem histórico criminal. A PCPR apontou que estas armas também apareciam na posse dos suspeitos de tráfico de drogas.
Operação do PR apreende aparelhos e documentos
Também foram apreendidos aparelhos celulares, contratos e outros documentos que, segundo a Polícia Civil, seriam provas da ligação dos empresários e os suspeitos do tráfico.
As investigações seguem para compreensão de como a droga seria movimentada pelo estado do Paraná e nos demais estados do Brasil.