Projeto de Transformação Urbanística em Porto Belo será Financiado pela Iniciativa Privada

Proposta será paga por associação que reúne 47 construtoras

A Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP) contratou a empresa Le Notre, de Florianópolis, para o projeto urbanístico completo da Praia de Perequê – área que se tornou uma das mais cobiçadas do Litoral catarinense. A revitalização inclui os Molhes do Rio Perequê e Perequezinho, o desenvolvimento da orla do Balneário Perequê e a revitalização das principais avenidas. O trabalho será totalmente custeado pela iniciativa privada, pelos associados da ACIP – a associação integra 47 empresas.

O contrato prevê que a Le Notre defina o layout arquitetônico e paisagísto, incluindo áreas ajardinadas, de circulação, e as áreas utilitárias externas como banheiros públicos, espaços de comércio e apoio, parque infantil, espaço pet, lounge, horta, pomar, gazebos, pergolados, quadras esportivas, entre outros. O projeto também definirá o tipo de vegetação adequada ao local e a arborização das vias de acesso.

A execução será em cinco etapas e deve ser finalizada em até 36 meses.

Molhe do Perequê
Molhe do Perequê

Os molhes, que começaram a ser construídos em junho de 2023, estão entre os projetos mais aguardados de Porto Belo. Assim como a urbanização do local, o projeto do molhe e o licenciamento ambiental também foram doados pela ACIP. O investimento foi de R$ 13 milhões, com utilização de outorga onerosa pelas construtoras.

O molhe do Rio Perequê é composto por um molhe principal com extensão estimada de 360 metros, um molhe secundário com cerca de 200 metros de extensão e um terceiro molhe com 65 metros de comprimento, formando em seu interior uma dársena. No meio será construída uma área destinada ao passeio e lazer.

Os molhes têm a finalidade de melhorar a turbidez da água, reduzir a influência de maré do Rio Perequê e aumentar a vazão das águas que escoam no leito do rio, minimizando a concentração de sedimentos na orla marítima. Além disso, a expectativa é que após a urbanização dos molhes, o local se torne a nova atração turística de Porto Belo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=