Trilogia Boi de Mamão leva cultura catarinense ao Engenho do Sertão no próximo sábado (20)
As apresentações são gratuitas e abertas para todas as idades, promovendo um mergulho na cultura local e na magia do teatro de bonecos.
No dia 20 de julho, Bombinhas terá a oportunidade de vivenciar o encanto da cultura popular catarinense com a Trilogia Boi de Mamão. Serão três espetáculos de teatro de lambe-lambe disponíveis à comunidade a partir das 13h, durante a Feira da Diversidade, no Engenho do Sertão, Bairro Sertãozinho.
As apresentações serão protagonizadas pelos personagens emblemáticos que representam a brincadeira do Boi de Mamão: o Boi, a Bernunça e a Maricota. Nos espetáculos, os artistas dentro dos personagens contam histórias manipulando bonecos em miniatura, a narrativa encanta o público e perpetua a tradição bombinense.
Idealizado pela MídiaF Cultural e pela Cia Sandra Baron, com o patrocínio da Prefeitura e da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas através do Edital Mestre Cantalício Rocha – Edição 2023 do Fundo Municipal de Cultura, esta apresentação conta com o apoio do Instituto Boi de Mamão.
Sandra Baron, artista e diretora do projeto, destaca a importância do estilo teatral lambe-lambe para contar histórias: “Essa modalidade de teatro, criada na Bahia em 1989, por duas brasileiras, Denise di Santos e Ismine Lima, surpreende e encanta o público por onde passa, sendo agora difundida mundialmente”.
Conheça os personagens
O Boi é a figura central de toda a brincadeira por ser o animal de maior valor regional, pois era fundamental nas lidas diárias, no transporte e na movimentação do engenho.
A Bernunça é um animal com corpo de dragão chinês, de boca grande e móvel; representa a figura do bicho papão. Assim, procura, na brincadeira, engolir as criancinhas. No norte de Santa Catarina recebe a denominação de Barão.
Já a Maricota é uma mulher muito alta que rodopia e balança os braços, atingindo intencionalmente o público.
Sobre a Feira da Diversidade
A Feira da Diversidades será um evento em comemoração aos 20 anos do Cultura Viva pelo Brasil e faz parte do calendário do Ministério da Cultura. No dia 20 de julho, das 10h às 17h, a Feira contará com música, artesanato, exposição fotográfica, cultura alimentar e muitas manifestações da cultura popular.