Previsão se concretiza e Rio do Sul enfrenta 4ª enchente no ano
O alerta do risco de uma nova enchente se confirmou durante a madrugada desta sexta-feira (12), em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. A chuva persistente levou o município a registrar a 4ª enchente em 2024. O rio Itajaí-Açu transbordou ainda na noite de quinta-feira (11) e subiu nas últimas horas, atingindo 7,46 metros por volta das 5h40 de hoje.
O volume de chuva registrado na cidade nas últimas 24 horas foi de 51,4 milímetros, medido em pluviômetro instalado na ponte Dom Tito Buss, entre os bairros Canta Galo e Jardim América, local onde é feita a medição oficial do nível do rio Itajaí-Açu.
De acordo com a Prefeitura Municipal, no momento, a previsão permanece com a cota de inundação em 8 metros e a cota de atenção em 8,5 metros, porém há novas previsões de chuva para os próximos dias e o cálculo poderá ser alterado a qualquer momento.
No início da manhã desta sexta-feira, apenas ruas como a Wenceslau Borini, na ligação entre o Canta Galo e o Canoas, na região da “ponte da Ximbica” e a rua Pedro Avelino, na Barra do Trombudo, registram alagamentos. Motoristas devem utilizar desvios.
Um vídeo (assista abaixo) registrado por um morador na noite de quinta-feira mostra a água transbordando pela ponte da Ximbica. Esta é a segunda vez na semana que o local registra alagamentos, na segunda-feira (8), a passagem de veículos pela ponte foi interditada por conta da água que invadiu a pista, na terceira enchente no ano.
Ainda na tarde de ontem, a Prefeitura Municipal abriu um novo abrigo para acolher moradores que precisam deixar suas casas de forma preventiva. O número de abrigos será atualizados ao longo da manhã pela Secretaria de Assistência Social.
((ND Mais)