Eleições 2024: quem são os pré-candidatos a prefeito de Itapema
Itapema, cidade do Litoral Norte catarinense, tem 13 pré-candidatos a prefeito até o momento
A disputa eleitoral para prefeito de Itapema tem, até o momento, 13 pré-candidatos oficializados por partidos. O pleito no primeiro turno está marcado para 6 de outubro, com votação a partir das 8h até às 17h, considerando o horário de Brasília.
Os pré-candidatos são pretensos concorrentes na corrida eleitoral de 2024. Eles precisam ter os nomes aprovados em convenções partidárias, que ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto. O registro na Justiça Eleitoral vai até 15 de agosto.
Esta reportagem será atualizada em caso de um novo pré-candidato ser oficializado por partido.
Quem são os pré-candidatos a prefeito de Itapema
- Adriano Pivotto (PODE)
- Alexandre Santos (UB)
- Alexandre Xepa (PL)
- André de Oliveira (NOVO)
- Clóvis Júnior (PSD)
- Eurico Osmari (Republicanos)
- Hélio Basqueira (PSDB)
- João Emmel (PDT)
- Léo Cordeiro (MDB)
- Marcelo Correia (PP)
- Rico Rosa (MDB)
- Sabino Bussanello (PDT)
- Willian Meister (PT)
Adriano Pivotto (PODE)
Adriano Pivotto (PODE) tem 45 anos e é natural de Nova Bassano/RS. Passou a infância em São Jorge/RS e mora em Itapema desde 2004. O pré-candidato estudou em seminários durante a infância e adolescência e se formou em Farmácia pela FURB.
Em 2012, concluiu o curso de Odontologia e passou a trabalhar ao lado da esposa em clínica própria. Dr. Adriano, como é conhecido na cidade, está em seu primeiro mandato como vereador.
Alexandre Santos (UB)
Alexandre Furtado Kons dos Santos, conhecido como Dr. Alexandre Santos (UB), é natural de Florianópolis, cidade onde se formou em Odontologia pela UFSC.
Morador de Itapema há 10 anos, atuou por cinco anos como secretário de Saúde da cidade. Alexandre também é formado em Gestão Pública pela Univali
Alexandre Xepa (PL)
Carlos Alexandre de Souza Ribeiro, conhecido como Alexandre Xepa (PL), é natural de Lages e morador de Itapema há mais de 30 anos.
Xepa é acadêmico de Direito e, aos 39 anos de idade, é vereador eleito por duas vezes consecutivas. Em 2020, foi eleito com a maior votação para vereador da história de Itapema.
André de Oliveira (NOVO)
André de Oliveira (NOVO) tem 33 anos e é natural de Itapema. Suplente de deputado Estadual, tomou posse do cargo em 2024. André é graduado em Engenharia de Controle e Automação pela UNISOCIESC e possui MBA em gestão empresarial pela FGV.
Possui mais de 10 anos de trabalho no ramo da engenharia e foi professor de cursos técnicos do SENAI Tijucas entre 2016 e 2018. Atualmente, é proprietário de uma construtora.
Clóvis Júnior (PSD)
Clóvis José da Rocha Júnior (PSD) tem 36 anos e é natural de Itapema. Bacharel em Administração pela Univali, também formou-se em Direito e tem MBA em Gestão Empresarial.
Clóvis também é corretor de imóveis e de seguros. Na vida empresarial iniciou aos 16 anos sua carreira como Gerente Financeiro do Hotel de sua família. Hoje, é empresário do ramo da construção civil, sendo CEO de uma construtora na cidade.
Eurico Osmari (Republicanos)
Eurico Marcos Osmari (Republicanos) é natural de São José do Cedro e tem 63 anos de idade. Aos 21 anos iniciou suas atividades como empresário.
Mudou-se para Itapema em 1989, onde instalou comércio que continua em atividade até os dias atuais, com uma filial. O pré-candidato é vereador e está em seu segundo mandato consecutivo na cidade.
Hélio Basqueira (PSDB)
Hélio José Basqueira, conhecido na cidade como Helinho (PSDB) é natural de Itapejara/RS, mas mora em Itapema desde 2009.
O pré-candidato já trabalhou como cobrador de ônibus, garçom e empresário do ramo automotivo. Em Itapema, fez carreira como dono de uma imobiliária.
João Emmel (PDT)
João Luis Emmel, conhecido como Dr. João Emmel (PDT) é o atual vice-prefeito de Itapema. Natural de Santo Ângelo/RS,tem 63 anos de idade e é professor universitário há 37 anos.
Emmel tem graduação em Geologia e Direito, além de ser Mestre em Ciências Sociais e Políticas Públicas e cursar doutorado na área tributária. Além disso, já foi secretário de Administração pelo atual governo.
Léo Cordeiro (MDB)
Leonardo Arlindo Cordeiro, conhecido como Léo Cordeiro (MDB), tem 36 anos e nasceu em Itapema. Chegou a cursar Odontologia, mas seguiu carreira no ramo imobiliário entre 1990 e 2010.
Passou pela Câmara de Vereadores de Itapema como assessor parlamentar, Prefeitura de Itapema como secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Governo do estado de Santa Catarina e foi Secretário de Planejamento Urbano de Porto Belo. Hoje, é vereador da cidade e mantém, junto ao irmão, uma construtora.
Marcelo Correia (PP)
Marcelo Márcio Correia, conhecido como Marcelo Cabeça (PP), tem 37 anos e é natural de Itapema. É formado em Educação Física pela Univali, onde participou do Diretório Acadêmico da universidade, e tem especialização em Gestão Pública.
Na Prefeitura de Itapema, já foi assessor especial de captação de recursos e projetos e secretário municipal de Planejamento Urbano.
Rico Rosa (MDB)
Ricardo Alexandre Rosa, conhecido como Rico Cabral (MDB) tem 45 anos e é natural de Itapema.
Foi eleito vereador aos 21 anos e, em 2004, foi eleito vice-prefeito do município.Fora da política desde 2012, o pré-candidato administra quatro empresas, entre elas um restaurante e uma construtora.
Sabino Bussanello (PDT)
Sabino Bussanello (PDT) nasceu em Galvão, no Oeste catarinense, e mudou-se para Itapema em 1997. O pré-candidato tem 64 anos de idade.
Assessor de entidades sindicais, professor e Mestre em Educação, foi prefeito da cidade entre 2006 e 2012.
Willian Meister (PT)
Willian Diógenes Meister, conhecido como Prof. Willian Meister (PT) tem 36 anos e é natural da região de Canoinhas, Planalto Norte catarinense. Chegou em Itapema em 2005 para estudar na Univali, onde se formou em Educação Física.
Foi líder estudantil e por dois anos presidiu o Centro Acadêmico de Educação Física. Foi candidato a prefeito de Itapema em 2012 e 2016, candidato a Deputado Estadual em 2014 e candidato a vereador em 2020.