INTERNAÇÃO Adolescente que esfaqueou aluno em escola de SC é internado provisoriamente
Segundo informações do Ministério Público de Santa Catarina, o adolescente planejava realizar o massacre na escola há muito tempo
A Promotora de Justiça Bartira Soldera Dias, responsável pela 1ª Promotoria de Justiça de Palhoça, realizou a representação do adolescente suspeito de ter iniciado um possível atentado em uma escola de Palhoça na manhã desta terça-feira (2) e encaminhou um pedido de internação ao Juízo da Vara da Infância e Juventude após a audiência de apresentação do adolescente.
Segundo informações do Ministério Público de Santa Catarina, o adolescente planejava realizar o massacre na escola há muito tempo. Em sua defesa, alegou que o ato infracional foi praticado devido à raiva que sentia por ter sofrido bullying em outras escolas que havia frequentado nos anos anteriores, o que nunca foi relatado aos pais ou professores.
A Promotora de Justiça afirmou que o ato infracional teria sido motivado por razão torpe e de forma que impossibilitou a defesa da vítima, que foi atingida pelas costas de maneira inesperada.
Segundo a Promotora de Justiça, com a autorização da internação provisória, o adolescente poderá receber acompanhamento psicológico. O artigo 108 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê a internação provisória, que pode durar até 45 dias antes da sentença ser proferida.
Ação rápida da PM apreende adolescente que esfaqueou aluno em escola de SC
Na manhã desta terça-feira (02), um adolescente de 14 anos entrou em uma escola com um faca em Palhoça. O caso foi registrado no bairro Ponte do Imaruim. Conforme informações da Polícia Militar, um menino foi esfaqueado nas costas dentro do banheiro do colégio.
No momento, algumas crianças precisaram ficar trancadas na sala e outras na parte da frente do local com os funcionários. Os policiais militares agiram rápido e conseguiram apreender o adolescente, que foi encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Palhoça (DPCAMI).
Além da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU estiveram no local para atender a ocorrência. No total, foram encontradas duas facas com o adolescente. Já o aluno esfaqueado teve lesões leves e foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica.
O Portal SCC10 entrou em contato com a Coordenadoria Regional de Educação, que lamentou o ocorrido. Confira nota na íntegra:
“A Coordenadoria Regional de Educação de Florianópolis lamenta o ocorrido e informa que o fato na EEB Irmã Teresa, em Palhoça, foi uma agressão pontual entre alunos. A escola, que possui vigilante 24h, acionou a polícia.
A Polícia Militar (PM) agiu rapidamente para controlar a situação e conter o agressor, estudante da unidade escolar, que foi encaminhado para a delegacia. Um estudante foi superficialmente ferido. Ele foi atendido no local e levado para o hospital pelo SAMU. Ele está bem e já com a família.
Cabe destacar ainda que a ação da PM começou bem antes do fato, com os treinamentos e protocolos contra a violência nas escolas. Além disso, todas as unidades escolares são atendidas pela ronda escolar.
A equipe multiprofissional do Núcleo de Prevenção às Violências Escolares (NEPRE) já foi acionada pela Coordenadoria e irá realizar o atendimento das famílias e dos envolvidos.
A Secretaria de Estado da Educação lamenta o fato e repudia qualquer tipo de violência ocorrida dentro e fora das escolas estaduais de Santa Catarina. Juntamente com o NEPRE, a SED dispõe de psicólogos e assistentes sociais que trabalham constantemente com a instrução pedagógica para criar um ambiente pacífico e de amparo socioemocional nas unidades escolares.“