Saragaço promove arraiá à moda antiga em Bombinhas nesta sexta-feira
Evento faz parte do projeto que celebra as manifestações culturais da comunidade tradicional da cidade. Programação terá apresentações culturais, gastronomia e provas que valem pontos na Gincana Cultural do Saragaço
Nos últimos dias, a comunidade tradicional de Bombinhas está envolvida em muitas atividades do Saragaço, a maior festa em celebração ao encerramento da temporada de pesca da tainha da região. Um dos eventos que integram a programação do projeto é o Arraiá do Pescador, que acontece nesta sexta-feira (28), a partir das 18h, na EBM Dona Dilma Mafra, no Centro de Bombinhas. A entrada na festa é gratuita.
A festa junina à moda antiga terá apresentações culturais, gastronomia e provas que valem pontos na Gincana Cultural do Saragaço, da qual estão participando nove ranchos de pesca da cidade. Entre as atrações estão o Terno de Reis, a ratoeira e o boi de mamão, importantes manifestações culturais do litoral catarinense, pau de fita, quadrilha, casamento caipira e muitas outras brincadeiras típicas dos festejos juninos de outrora.
Além da festa, a noite também será importante para a Gincana Cultural. Durante o arraiá, os ranchos participantes da competição terão que levar pelo menos 15 pessoas trajadas para fazer uma foto da família caipira, além de terem representantes em apresentações como o desafio, boi de pau, Terno de Reis e pau de fita. Também contam pontos a presença de integrantes das equipes na decoração, preparação dos alimentos e comercialização dos produtos durante a festa. Todo o valor arrecadado pelas barracas durante o evento será revertido aos ranchos, para ajudar a custear a sua participação em toda a gincana.
“Essa vai ser uma noite muito agradável, para desfrutarmos uma festa como acontecia nos velhos tempos. É mais um momento especial de integração entre os ranchos e toda a comunidade, então convidamos todos a virem participar e viver esse momento com a gente. Tudo está sendo preparado com muito carinho para que a gente relembre lindos momentos do nosso lugar”, salienta Maria Julia Emilio, líder de criação do Saragaço.