Vereadores e vereadoras mirins de PB participam de conferência regional em Itajaí
Representantes de câmaras mirins da região discutiram a aplicação da Agenda de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
PORTO BELO – Os onze vereadores e vereadoras mirins de Porto Belo participaram, nesta segunda-feira (17), da Conferência Regional de Vereador Mirim – Litoral do Vale do Itajaí, na Câmara de Vereadores de Itajaí. Os estudantes assistiram a palestras e debateram formas de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em Nova York (EUA) em setembro de 2015. São compostos por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos pelos países signatários da ONU até 2030.
Além dos vereadores mirins de Porto Belo, participaram da conferência os vereadores mirins de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Itajaí e Itapema. O evento foi realizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício da Silveira, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em parceria com a Escola do Legislativo Vereadora Maria Rosa Heleno Schulte, da Câmara Municipal de Itajaí.
Durante a manhã, os estudantes assistiram a duas palestras: “A juventude catarinense e os ODS: pensando um futuro mais democrático e sustentável”, com o professor Luciano Daudt da Rocha, e “O que são os ODS da ONU e o que eles têm a ver com você?”, com a professora Manoela Oliveira Veras.
Já no período da tarde, os vereadores mirins foram divididos em quatro grupos, que abordaram os seguintes ODS: Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Para a presidente da Câmara Mirim de Porto Belo, Melissa Walz, o encontro foi importante para ampliar a visão dos jovens sobre questões que impactam a sociedade: “Hoje foi um dia muito importante para todos os vereadores mirins, em que tivemos a oportunidade de interagir e fazer importantes trocas com outros vereadores da região, e para entendermos melhor sobre as principais temáticas sociais do mundo”, disse.
Os ODS serão abordados nas atividades do projeto no decorrer ano, como preparação para a Conferência Estadual de Vereadores Mirins, prevista para acontecer em outubro, em Florianópolis, com a participação de câmaras mirins de todo o Estado.