Top model sai de Balneário Camboriú, entra em mutirão de faxina no RS e vira exemplo
Voluntários estão se unindo para limpar casas de vítimas das enchentes
O top model Carol Trentini dedicou parte dessa semana a ajudar no mutirão de faxina no Rio Grande do Sul. Capa da Vogue por várias vezes e posando para marcas renomadas como Dolce e Gabanna, ela deu exemplo ao deixar a casa onde mora, em Balneário Camboriú, e ir ao estado natal para limpar casas de vítimas das enchentes. Embora bastante discreta nas publicações, as imagens compartilhadas nas redes sociais dão uma dimensão do cenário desolador após as águas baixarem.
O mutirão é fruto de um movimento liderado pela também modelo e influenciadora Ellen Milgrau, que soma mais de um milhão de seguidores no Instagram. Junto com Trentini e outros voluntários, incluindo o fundador do projeto Meu Lar de Volta, elas têm usado os canais pessoais na internet para mobilizar pessoas dispostas a participar das faxinas. O grupo tem atuado em pelo menos três cidades do Rio Grande do Sul e assim estão conseguindo limpar cerca de cinco casas por dia.
As imagens mostram residências tomadas pela lama e pilhas altas de entulho se acumulando às margens das ruas. No meio da limpeza, alguns objetos simbólicos chamam a atenção, como imagens santas intactas e fotos pessoais das famílias antes da maior tragédia climática gaúcha. Trentini desabafa em algumas publicações sobre os sentimentos contraditórios diante da destruição. Ela conta que por um lado tem a alegria de poder ajudar, mas por outro a tristeza de ver que ainda há tanto a ser feito.
Fotos mostram situação das casas quando águas baixaram
Desde quando o RS começou a sofreu com as inundações, a top model tem se mobilizado para conseguir doações ao povo gaúcho, indicando pessoas e projetos de confiança e também combatendo notícias falsas. No começo desse mês, quando o filho Benoah completou oito anos, ela pediu aos convidados que invés de presentes para o pequeno fossem dados itens de material escolar para as crianças de Canoas.
Os voluntários previam para o próximo sábado (15) uma grande ação de faxina na região norte de Porto Alegre. Entretanto, a previsão da Defesa Civil apontando risco de chuvas fortes para o fim de semana acabou gerando o adiamento. O mutirão foi remarcado agora para 23 de junho. Mais informações sobre como ajudar na campanha basta clicar aqui.