Prefeitura de Pomerode pode proibir outdoors: ‘em um ano não teremos nenhuma publicidade’

Novas publicidades em outdoors serão proibidas, caso o projeto de lei seja aprovado; as que já funcionam serão negociados, segundo a prefeitura da cidade

Com o intuito de controlar a poluição visual na cidade de Pomerode, a prefeitura municipal e entidades empresariais se reuniram nesta terça-feira (4), para debater as medidas de controle.

Prefeitura pode proibir outdoors, caso projeto de lei seja aceito

Representantes da Câmara Setorial de Turismo de Pomerode retornaram com o assunto que vem sendo abordado desde 2006, na cidade.

Segundo as entidades, já houve diversos esboços de projetos de lei e apelos por providências, mas é a primeira vez que todas as entidades empresariais e do trade solicitam conjuntamente ações da prefeitura municipal.

“Construímos um projeto de lei, onde nós proibiremos a instalação de novas publicidades e negociando as que já tem no município. Então não terá mais outdoors ou qualquer outro tipo de publicidade que não esteja ligado ao estabelecimento”, explica o chefe do executivo, Ércio Kriek.

Ainda segundo o prefeito da cidade, o projeto de lei que proíbe publicidades em outdoors será entregue à Câmara de Vereadores na semana que vem.

“O projeto de lei será dado entrada na semana que vem, na Câmara de Vereadores de Pomerode e a gente acredita que no prazo máximo de um ano não teremos mais nenhuma publicidade ao longo do município”, comenta.

Representantes de entidades empresariais de Pomerode foram à prefeitura pedir medidas de controle contra a poluição visual – Foto: Divulgação/Reprodução/NDRepresentantes de entidades empresariais de Pomerode foram à prefeitura pedir medidas de controle contra a poluição visual – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

As entidades ressaltam que é uma medida importante para controlar a poluição visual na cidade, por conta da disputa que está cada vez maior pela atenção dos pedestres e motoristas.

Segundo eles, a utilidade comercial de placas, outdoors e banners, se dilui, enquanto o prejuízo ao potencial turístico, ao patrimônio histórico e à harmonia visual se torna cada vez mais claro.

Ainda segundo as entidades, ações mais efetivas já foram tomadas em diversas cidades do Brasil, seja em locais turísticos como Gramado ou grandes centros urbanos, como São Paulo, e a percepção geral foi positiva.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=