‘Fake news’: caminhões com doações de SC para o RS são barrados por falta de nota fiscal?
Vídeos repercutem na internet com informações falsas de que caminhões de Santa Catarina com doações para o Rio Grande do Sul foram barrados por falta de nota fiscal; a PRF reitera que é “fake news”
Vídeos circulam na internet afirmando que caminhões partindo do Litoral Norte de Santa Catarina com doações para o Rio Grande do Sul (RS) estavam sendo barrados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) por falta de nota fiscal.
Esta afirmação é, no entanto, mentirosa. Uma “Fake News”, tanto a PRF quanto Arthur Lemos, secretário-chefe da casa civil do Rio Grande do Sul reiteraram que nenhum caminhão com doações para o RS foram barrados por falta de nota fiscal.
“As doações estão passando isentas, não há nenhuma cobrança de impostos. Infelizmente, neste difícil momento que estamos passando, tem quem queira disseminar, informação falsa, prejudicando nosso trabalho”, afirmou Lemos.
De onde surgiu boato de que caminhões com doações para o RS foram barrados por falta de Nota Fiscal?
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram caminhões, supostamente com doações para o Rio Grande do Sul, parados em um posto da PRF.
No vídeo, um homem que não mostrou o rosto, narra que os caminhões estão com doações para famílias gaúchas afetadas pelas chuvas e que foram barrados por falta de nota fiscal. A informação, no entanto é falsa.
A PRF reiterou que se trata de “Fake News” e que nenhum veículo com doações foi barrado por falta de nota fiscal.